Suzuki DL 650 V-Strom

Poste aqui sobre as motocicletas de outros fabricantes.
Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Suzuki DL 650 V-Strom

Mensagem por Natão » 26 Set 2014, 10:01

Não... podium 95 RON - Enxofre = 30 partes por milhão

Tipo C Comum = 87 RON - Enxofre = 50 partes por milhão

Etanol 105 RON.

Quando tinha a V-Strom eu não usava pódium de jeito algum. Usei duas vezes pra nunca mais... gastava muito mais e a moto ficava áspera, estranha de guiar. Ou seja, ignição ajustada para uma gasolina de pior qualidade...

Avatar do usuário
Jhaimilson
Usuário
Usuário
Mensagens: 133
Registrado em: 29 Set 2013, 21:38
Cidade onde mora: Santa Bárbara D'Oeste
Localização: Santa Bárbara D' Oeste

Re: Suzuki DL 650 V-Strom

Mensagem por Jhaimilson » 26 Set 2014, 10:26

Opa Natão,

Seguinte, temos o índice IAD (índice antidetonante - resultante da média aritmética dos métodos RON e MON de octanagem) e o método RON (research octane number - número de octano). Nesse caso, 95 unidades de IAD representa aproximadamente 105 RON (fica na faixa de 102 a 105) e 87 unidades de IAD aproximadamente 94 RON.

Alguns manuais de moto que cheguei a ler, vem sempre com a octanagem do método RON, então é importante vermos corretamente a gasolina adequada para o motor funcionar melhor.

Em teoria a Podium é para ser melhor, pois ela tem menos enxofre (que deixa menos borras no motor e polui menos), tem maior octanagem e também aditivos. Em resumo, ela é uma gasolina aditivada com menos enxofre e maior octanagem.

A Grid tem a mesma octanagem da comum, porém tem aditivos e detergentes (muitos mecânicos e concessionárias não recomendam gasolina aditivada, pois não fazem ideia dos aditivos e detergentes que misturam + a mistura que os postos fazem).

E a comum, por incrível que pareça, além de mais barata é mais confiável, claro que depende do posto, mas em vista das outras gasolinas, é o que os mecânicos e concessionárias recomendam.

O maior problema que temos é essa mistura ridícula de 25% de álcool na gasolina, o Brasil é o único país que tem esse lixo, isso acaba com as mangueiras e materiais do tanque e motor, pois não foram projetados para resistirem as variações que são causadas pelo álcool.

Mas é isso ae Br Br Br Br
Atual - Suzuki GSX-S750
Ex - Yamaha Ténéré 250 2016 Branca
Ex - Triumph Tiger 800 STD 2015 Branca
Ex - Yamaha Ténéré 250 2011 Branca
Ex - Honda CG150 Titan ESD 2005 Verde
Ex - Honda Biz 100 2001 Azul

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Suzuki DL 650 V-Strom

Mensagem por Natão » 26 Set 2014, 10:49

Valeu pela informação, achei que o IAD fosse compatível com o RON, já que os testes são sempre feitos em metodologia RON).

Desse modo, a gasola comum do Brasil serve para as motos como ZX6, que informam que precisam de gasolina 95 RON.

Quanto a taxa de enxofre. Caiu muito pro combustível comum. Antes era da ordem de 700 a 900 ppm, hoje é de 50ppm... enquanto isso, a podium sempre manteve os 30ppm

Pra minha moto, o manual recomenda "Gasolina aditivada"... A maioria das outras que eu tive, o manual recomendava Gasolina Comum. Eu apenas sigo o manual. E a Grid tem feito diferença... com comum ela não passava dos 24.5km/L, com a Grid chegou a marca dos 27km/L.

Avatar do usuário
Jhaimilson
Usuário
Usuário
Mensagens: 133
Registrado em: 29 Set 2013, 21:38
Cidade onde mora: Santa Bárbara D'Oeste
Localização: Santa Bárbara D' Oeste

Re: Suzuki DL 650 V-Strom

Mensagem por Jhaimilson » 26 Set 2014, 10:58

Mas é isso mesmo que tem que fazer, seguir as instruções que o fabricante indica, no caso da Teneré, o manual informa para utilizar aditivada. Ela foi projetada e testada para usar essa gasolina, portanto o rendimento dela será melhor quando utilizar gasolina aditivada. O mesmo vale para motos de maior cilindrada, elas foram projetadas para funcionar com gasolina de 91 ou 95 RON para cima. Se utilizar uma gasolina de maior octanagem, ela irá funcionar e render mais.

No caso do Motown, ele teve a percepção de um funcionamento mais liso na moto dele.
Atual - Suzuki GSX-S750
Ex - Yamaha Ténéré 250 2016 Branca
Ex - Triumph Tiger 800 STD 2015 Branca
Ex - Yamaha Ténéré 250 2011 Branca
Ex - Honda CG150 Titan ESD 2005 Verde
Ex - Honda Biz 100 2001 Azul

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Suzuki DL 650 V-Strom

Mensagem por Natão » 26 Set 2014, 11:06

Na minha não ia bem não...

Só usava V-Power... fazendo 23km/L a 110km/h.

Avatar do usuário
motown
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 2066
Registrado em: 19 Jul 2012, 21:44
Cidade onde mora: Valinhos/SP
Contato:

Re: Suzuki DL 650 V-Strom

Mensagem por motown » 26 Set 2014, 14:49

rodei pouco essa semana, não usei para trabalhar, moto na garagem
então ainda não comparei o consumo pra ver se realmente vale a pena
to devendo essa info... :mrgreen:
Motown
atual > Suzuki DL 650 V-Strom preta 12
ténéré 250 areia 13
xlx 350 branca 90
xlx 250 preta 84
dt 180 preta 87
xlx 250 vermelha 86
xl 250 vermelha 83
rdz 125 prata 83
cb 500 four azul 74
https://www.facebook.com/falco.fontanini" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Suzuki DL 650 V-Strom

Mensagem por Kakko » 26 Set 2014, 17:08

dando um pitaco informal..na minha opinião se a gasolina for "boa"....tanto faz....aditivada, grid, podium, supra...etc....não vai dar mais potência ao motor nem vai ficar mais ou menos econômico o motor....a vantagem da podium, é que ela deixa o motor mais limpo. ( pistões, câmara de combustão, vela, válvulas e resíduos no cárter.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Suzuki DL 650 V-Strom

Mensagem por Fender » 27 Set 2014, 00:04

Desde 2006 qdo voltei a ter moto, na Fazer 2006, depois na T250 - 2011 e na DL 2011 também, só usei aditivada.
Procuro usar a aditivada da BR ou Ipiranga e até agora não tive problema devido combustível e sempre achei o consumo das minhas motos normal.
Imagem

Avatar do usuário
motown
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 2066
Registrado em: 19 Jul 2012, 21:44
Cidade onde mora: Valinhos/SP
Contato:

Re: Suzuki DL 650 V-Strom

Mensagem por motown » 28 Set 2014, 17:36

resumo do fds

tava devendo uma avaliação da podium

262 km debaixo de chuva
media 140 km/h
consumo ficou em 20,1 km/l
considero muito bom, pensando na aceleração constante e nessa velocidade, o mamute faria menos...

mas como não costumo manter esse ritmo, próxima medição será na média de 110 km/h
aguardem
:joinha:
Motown
atual > Suzuki DL 650 V-Strom preta 12
ténéré 250 areia 13
xlx 350 branca 90
xlx 250 preta 84
dt 180 preta 87
xlx 250 vermelha 86
xl 250 vermelha 83
rdz 125 prata 83
cb 500 four azul 74
https://www.facebook.com/falco.fontanini" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
motown
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 2066
Registrado em: 19 Jul 2012, 21:44
Cidade onde mora: Valinhos/SP
Contato:

Re: Suzuki DL 650 V-Strom

Mensagem por motown » 28 Set 2014, 18:30

mais um encontro V-Strom SP




2º lote chegou
Motown
atual > Suzuki DL 650 V-Strom preta 12
ténéré 250 areia 13
xlx 350 branca 90
xlx 250 preta 84
dt 180 preta 87
xlx 250 vermelha 86
xl 250 vermelha 83
rdz 125 prata 83
cb 500 four azul 74
https://www.facebook.com/falco.fontanini" onclick="window.open(this.href);return false;

Responder