Suzuki DL 650 V-Strom
Re: Suzuki DL 650 V-Strom
Não... podium 95 RON - Enxofre = 30 partes por milhão
Tipo C Comum = 87 RON - Enxofre = 50 partes por milhão
Etanol 105 RON.
Quando tinha a V-Strom eu não usava pódium de jeito algum. Usei duas vezes pra nunca mais... gastava muito mais e a moto ficava áspera, estranha de guiar. Ou seja, ignição ajustada para uma gasolina de pior qualidade...
Tipo C Comum = 87 RON - Enxofre = 50 partes por milhão
Etanol 105 RON.
Quando tinha a V-Strom eu não usava pódium de jeito algum. Usei duas vezes pra nunca mais... gastava muito mais e a moto ficava áspera, estranha de guiar. Ou seja, ignição ajustada para uma gasolina de pior qualidade...
- Jhaimilson
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Re: Suzuki DL 650 V-Strom
Opa Natão,
Seguinte, temos o índice IAD (índice antidetonante - resultante da média aritmética dos métodos RON e MON de octanagem) e o método RON (research octane number - número de octano). Nesse caso, 95 unidades de IAD representa aproximadamente 105 RON (fica na faixa de 102 a 105) e 87 unidades de IAD aproximadamente 94 RON.
Alguns manuais de moto que cheguei a ler, vem sempre com a octanagem do método RON, então é importante vermos corretamente a gasolina adequada para o motor funcionar melhor.
Em teoria a Podium é para ser melhor, pois ela tem menos enxofre (que deixa menos borras no motor e polui menos), tem maior octanagem e também aditivos. Em resumo, ela é uma gasolina aditivada com menos enxofre e maior octanagem.
A Grid tem a mesma octanagem da comum, porém tem aditivos e detergentes (muitos mecânicos e concessionárias não recomendam gasolina aditivada, pois não fazem ideia dos aditivos e detergentes que misturam + a mistura que os postos fazem).
E a comum, por incrível que pareça, além de mais barata é mais confiável, claro que depende do posto, mas em vista das outras gasolinas, é o que os mecânicos e concessionárias recomendam.
O maior problema que temos é essa mistura ridícula de 25% de álcool na gasolina, o Brasil é o único país que tem esse lixo, isso acaba com as mangueiras e materiais do tanque e motor, pois não foram projetados para resistirem as variações que são causadas pelo álcool.
Mas é isso ae Br Br Br Br
Seguinte, temos o índice IAD (índice antidetonante - resultante da média aritmética dos métodos RON e MON de octanagem) e o método RON (research octane number - número de octano). Nesse caso, 95 unidades de IAD representa aproximadamente 105 RON (fica na faixa de 102 a 105) e 87 unidades de IAD aproximadamente 94 RON.
Alguns manuais de moto que cheguei a ler, vem sempre com a octanagem do método RON, então é importante vermos corretamente a gasolina adequada para o motor funcionar melhor.
Em teoria a Podium é para ser melhor, pois ela tem menos enxofre (que deixa menos borras no motor e polui menos), tem maior octanagem e também aditivos. Em resumo, ela é uma gasolina aditivada com menos enxofre e maior octanagem.
A Grid tem a mesma octanagem da comum, porém tem aditivos e detergentes (muitos mecânicos e concessionárias não recomendam gasolina aditivada, pois não fazem ideia dos aditivos e detergentes que misturam + a mistura que os postos fazem).
E a comum, por incrível que pareça, além de mais barata é mais confiável, claro que depende do posto, mas em vista das outras gasolinas, é o que os mecânicos e concessionárias recomendam.
O maior problema que temos é essa mistura ridícula de 25% de álcool na gasolina, o Brasil é o único país que tem esse lixo, isso acaba com as mangueiras e materiais do tanque e motor, pois não foram projetados para resistirem as variações que são causadas pelo álcool.
Mas é isso ae Br Br Br Br
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Re: Suzuki DL 650 V-Strom
Valeu pela informação, achei que o IAD fosse compatível com o RON, já que os testes são sempre feitos em metodologia RON).
Desse modo, a gasola comum do Brasil serve para as motos como ZX6, que informam que precisam de gasolina 95 RON.
Quanto a taxa de enxofre. Caiu muito pro combustível comum. Antes era da ordem de 700 a 900 ppm, hoje é de 50ppm... enquanto isso, a podium sempre manteve os 30ppm
Pra minha moto, o manual recomenda "Gasolina aditivada"... A maioria das outras que eu tive, o manual recomendava Gasolina Comum. Eu apenas sigo o manual. E a Grid tem feito diferença... com comum ela não passava dos 24.5km/L, com a Grid chegou a marca dos 27km/L.
Desse modo, a gasola comum do Brasil serve para as motos como ZX6, que informam que precisam de gasolina 95 RON.
Quanto a taxa de enxofre. Caiu muito pro combustível comum. Antes era da ordem de 700 a 900 ppm, hoje é de 50ppm... enquanto isso, a podium sempre manteve os 30ppm
Pra minha moto, o manual recomenda "Gasolina aditivada"... A maioria das outras que eu tive, o manual recomendava Gasolina Comum. Eu apenas sigo o manual. E a Grid tem feito diferença... com comum ela não passava dos 24.5km/L, com a Grid chegou a marca dos 27km/L.
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Re: Suzuki DL 650 V-Strom
Mas é isso mesmo que tem que fazer, seguir as instruções que o fabricante indica, no caso da Teneré, o manual informa para utilizar aditivada. Ela foi projetada e testada para usar essa gasolina, portanto o rendimento dela será melhor quando utilizar gasolina aditivada. O mesmo vale para motos de maior cilindrada, elas foram projetadas para funcionar com gasolina de 91 ou 95 RON para cima. Se utilizar uma gasolina de maior octanagem, ela irá funcionar e render mais.
No caso do Motown, ele teve a percepção de um funcionamento mais liso na moto dele.
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Re: Suzuki DL 650 V-Strom
Na minha não ia bem não...
Só usava V-Power... fazendo 23km/L a 110km/h.
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Re: Suzuki DL 650 V-Strom
rodei pouco essa semana, não usei para trabalhar, moto na garagem
então ainda não comparei o consumo pra ver se realmente vale a pena
to devendo essa info...
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Motown
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Re: Suzuki DL 650 V-Strom
dando um pitaco informal..na minha opinião se a gasolina for "boa"....tanto faz....aditivada, grid, podium, supra...etc....não vai dar mais potência ao motor nem vai ficar mais ou menos econômico o motor....a vantagem da podium, é que ela deixa o motor mais limpo. ( pistões, câmara de combustão, vela, válvulas e resíduos no cárter.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
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Re: Suzuki DL 650 V-Strom
Desde 2006 qdo voltei a ter moto, na Fazer 2006, depois na T250 - 2011 e na DL 2011 também, só usei aditivada.
Procuro usar a aditivada da BR ou Ipiranga e até agora não tive problema devido combustível e sempre achei o consumo das minhas motos normal.
Procuro usar a aditivada da BR ou Ipiranga e até agora não tive problema devido combustível e sempre achei o consumo das minhas motos normal.
- motown
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Re: Suzuki DL 650 V-Strom
resumo do fds
tava devendo uma avaliação da podium
262 km debaixo de chuva
media 140 km/h
consumo ficou em 20,1 km/l
considero muito bom, pensando na aceleração constante e nessa velocidade, o mamute faria menos...
mas como não costumo manter esse ritmo, próxima medição será na média de 110 km/h
aguardem
tava devendo uma avaliação da podium
262 km debaixo de chuva
media 140 km/h
consumo ficou em 20,1 km/l
considero muito bom, pensando na aceleração constante e nessa velocidade, o mamute faria menos...
mas como não costumo manter esse ritmo, próxima medição será na média de 110 km/h
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Re: Suzuki DL 650 V-Strom
mais um encontro V-Strom SP
2º lote chegou
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