Fonte:
http://www.mundomoto.esp.br/
Teste – KTM 450 rally Replica – Ao estilo de Marc Coma!
Posted: 19 May 2011 08:55 AM PDT
A moto vem com várias especiarias de rally…
No Dakar passado, a KTM estreou a moto de corrida obrigatória com 450 cc, o deslocamento máximo admissível de novo a partir desta edição, a KTM 450 Rally. E ela venceu pelas mãos de Marc Coma, um sucesso é especialmente importante pelo fato de o espanhol ter desenvolvido a moto em apenas cinco meses. Um quebra-cabeça feito com o chassi da KTM Rally 690 que foi acoplado ao motor da versão de motocross 450 SXF.
Explosiva
A melhor solução possível da KTM juntou energia mecânica combinada com estabilidade dinâmica, chegando perto da perfeição. No entanto, na Áustria, tiveram que virar o motor ao contrário, uma vez que as modalidades croees e rally são bastante diferentes.
O motor foi trabalhado não apenas adaptá-lo à caixa de câmbio com relações mais longas de engrenagem, mas também para buscar a necessária capacidade de resistência: virabrequim, bielas, embreagem, pistão, cabeçote … foram reforçados como o sistema de lubrificação usando uma bomba de maior fluxo, um filtro e um refrigerador de óleo maiores. A alimentação é mantida pelo carburador, deixando para o futuro o desafio de usar a injeção.
O motor está ancorado ao chassi de estrutura em treliça já conhecido, de comprovada eficácia e robustez, como parte do ciclo que recebeu o auto-tanque de apoio traseiro de 18 litros, um pouco menos volumoso e mais confortável para o piloto.
Nada menos do que em Dubai, um dia depois de terminar orally raid UAE Desert Challenge, que Coma venceu pela quinta vez consecutiva, uma reunião celebrou os dois protagonistas: moto e motociclista. Por alguns minutos, Marc nos deu liberdade para montar sua moto e prová-la, com o vencedor do Dakar como guia.
Dizer que a moto é extraordinária é um clichê, mas em linha com a realidade. Realça a sua facilidade de uso próprio, motos menores, bem como a resposta de um motor muito forte 450, que, sim, os motojornalistas se revezaram para desfrutar os seus melhores encantos.
A suspensão e os freios são, por assim dizer “pata negra” (NotaMM: o melhor tipo do famoso presunto espanhol). Por 25.000 euros, mais IVA, e uma primeira série de 50 dessas KTM’s 450 especiais de corrida do Rally serão vendidas a partir do mês de de julho, e a “versão cliente é bastante semelhante à moto oficial, exceto em elementos especiais, tais como a suspensão. De lá para competir é a primeira opção a considerar que, se você quiser ser um campeãocomo Marc Coma, equipamento não vai faltar…
Motor:
Tipo de motor: único cilindro, 4 tempos. Refrigeração Líquida
Distribuição: DOHC, 4 válvulas
Diâmetro x curso: 97 x 60,8 milímetros
Deslocamento: 449 cc
De compressão: 12,5:1
Alimentação: Carburador Keihin FCR-MX 41 milímetros
Transmissão Embreagem / Comando: discos múltiplos em banho de óleo. Hidráulica
Transmissão: 5 velocidades
Transmissão secundária: Corrente
Suspensão:
Chassi tipo de quadro: aço tubular
Braço oscilante: Duplo braço de alumínio
Lançado em: 27 º
Progresso: 114,7 milímetros
Suspensão dianteira: duplo WP cartucho garfo invertido
Suspensão dianteira. Barras: 52 mm
Suspensão dianteira. Viagem: 300 mm
Suspensão dianteira. Ajustes: pré-carga, alta / baixa e extensão
Suspensão traseira: WP monoshock
Suspensão traseira. Viagem: 310 mm
Suspensão traseira. Ajustes: pré-carga, alta / baixa e extensão
Freios dianteiro: 300 mm Disco
Pinça de freio dianteiro, pistão duplo flutuante
Freio traseiro: disco de 240 milímetros
Pinça do freio traseiro: pistão
rodas rodas dianteiras. Pneu: 90/90-21 “1,60″.
Roda traseira. Pneu: 140/80-18 “2,50″.
Dimensões
Distância entre eixos: 1.495 milímetros
Distância total: 2.178 milímetros
Altura do assento: 980 milímetros
Tanque de combustível: 36 litros aprox.
Peso seco: 145 kg.
Com uma dessas, só vai faltar o braço do Coma pra te levar ao topo do pódio…