Versys x 300 tourer ou Ténéré 250

Poste aqui sobre as motocicletas de outros fabricantes.
Guimaraes cinthia
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Set 2020, 12:50
Cidade onde mora: Rio de janeiro

Versys x 300 tourer ou Ténéré 250

Mensagem por Guimaraes cinthia » 14 Set 2020, 21:46

Boa noite pessoal! Sou nova aqui. E tenho uma duvida. Meu marido atualmente tem uma cg fan 125. Gostamos muito de viajar, porém ela é muito desconfortável pra longas viagens. Estamos pensando em pegar uma com maior cilindrada. Porém, andei vendo uns vídeos e vi q as Big trail são muito visadas para furto. Então nos sobrou somente esses dois modelos de opção. Meu marido não é muito de mexer em fórum etc. Por isso me cadastrei. Qual a opinião de vcs? Se puderem me ajudar, ficarei muito grata. A moto seria para longas viagens, atacama, Ushuaia e passeios pelas regiões serrana do rio. com muitos trechos de "ripio/trilha"

Avatar do usuário
Davrison
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 262
Registrado em: 20 Mai 2015, 08:31
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Versys x 300 tourer ou Ténéré 250

Mensagem por Davrison » 15 Set 2020, 09:18

Olá Guimaraes cinthia,

Eu tive uma tenere 250 por 6 anos e te digo, ela te leva para os mesmos lugares que uma big trail.
EU usava ela todo dia para o trabalho e também para viagens e posso apontar alguns prós e contras.
No caso da versys foi a 2ª colocada no "bid" que fiz quando fui trocar de moto que me rendeu boas horas de pesquisa, leitura e videos, o que também me permite dar algum pitaco na moto:

Teneré
Prós: A moto apresenta um ótimo consumo de combustível, entretanto, quando carregada e com garupa pode ter médias parecidas com motos maiores. Para seu confiável motor de manutenção extremamente simples, se encontra mecânicos e peças em qualquer lugar do Brasil. Investimento relativamente baixo. Bastante leve e ágil no transito pesado, tem comportamento similar ao de motos menores.
Contras: Seu motor de 250cc é um tanto fraco para uso com garupa e bagagem, porém, não é impeditivo para nada. Apenas se deve redobrar a atenção em ultrapassagens e ter paciência para viajar a 90/100 km/h boa parte do tempo. O banco original é extremamente desconfortável, recomenda-se investir em um banco tipo sela para longas viagens. Por ultimo, por ser uma moto relativamente barata pode ser difícil encontrar seguro para ela dependendo do ano e índice de sinistros da cidade.

Versys 300
Prós: Moto tem bastante tecnologia embarcada. A versão cogitada por você (a tourer) já vem com faróis auxiliares e bau lateral, que por ser original "orna" melhor com a moto. Já vem com rodas de alumínio originais. Tem mais potencia em relação a teneré trazendo um pouco mais de conforto e segurança em viagens.
Contras: O motor dela é praticamento o mesmo da ninja e z-300, ou seja, um motor onde o torque máximo aparece em altas rotações (na casa dos 10k rpm frente aos 6,5k da teneré). No uso urbano ou off road faz com que se tenha que trocar as marchas com muita mais frequência o que pode ser chato. O regime de alta rotação inevitavelmente faz o consumo de combustível ser maior em relação a teneré. Eu imagino também (achismo meu) que no longo prazo pode ser que haja um maior desgaste do motor. Investimento em uma 0km na casa dos 30k (preço sugerido site da marca)

Conclusão: A comparação entre tenere em versys é difícil, pois, são duas motos com tecnologias e faixas de preço muito diferentes, principalmente pelo fato de a t250 estar fora de linha. Logo, o bolso e o uso da moto devem ser considerados. Nos cenários a seguir eu listo a MINHA opinião:

Se, se tem dinheiro para uma t250 a vista, mas, a versys será financiada, ficaria com a t250.
Se, se tem dinheiro para uma versys a vista, ficaria com a versys.
Se, além das viagens a moto será usada o dia a dia, ficaria com a t250.
Se, somente será usada em viagens e passeios, ficaria com a versys.

Isso é a minha opinião. Espero que possa ter ajudado e que os demais colegas do fórum colaborem também para enriquecermos o debate.

Boa sorte e bons ventos

PS.: Já pensaram na CB500x?
"Não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


CB500X 2020 Preta
Tenere 250 2011 Preta
NX350 Sahara 1997 Roxa

Avatar do usuário
PauloPinheiro
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 648
Registrado em: 29 Set 2013, 16:59
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Versys x 300 tourer ou Ténéré 250

Mensagem por PauloPinheiro » 15 Set 2020, 10:48

Se puderem me ajudar, ficarei muito grata. A moto seria para longas viagens, atacama, Ushuaia e passeios pelas regiões serrana do rio. com muitos trechos de "ripio/trilha".....

Se for para isso... vão de Versys sem sombra de dúvida...
Eu tenho uma, modelo com ABS (não recomendo a modelo Tourer, tem acessórios que não fazem tanta diferença assim, posso explicar melhor depois se desejarem).
Tive também a Te250 por 2 anos... e fiz viagens com ela, algumas longas, como Brasília / Rio / Brasília...uma boa moto, mas limitada em muitos aspectos..
Uso a minha Versys no dia a dia na cidade...fantástica para isso...e também em viagens .... bebe como moto grande (16km com um litro) se garupada e a 130Km por hora...mas essa velocidade vc NUNCA vai alcançar numa Tenere garupada (talvez numa descida e bebendo da mesma forma...rsrss)
A Kawasaki dá 2 anos de garantia...eu tenho a minha a 1 ano e 2 meses...nunca tive problema alguma...apenas fazendo as Mnt previstas no manual...
qualquer coisa estamos por aqui...abraços pro casal e boa compra !!!
"Vida longa e próspera !!!"

Atual: Tiger Sport 660 "Viper"

Guimaraes cinthia
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Set 2020, 12:50
Cidade onde mora: Rio de janeiro

Re: Versys x 300 tourer ou Ténéré 250

Mensagem por Guimaraes cinthia » 19 Set 2020, 13:14

Então, infelizmente motos acima de 300cc está praticamente impossível de se ter aqui no Rio, e pensando q tbm vamos passar pelas rodovias de São Paulo, desanimei total. Tenho visto q até a Ténéré 250 tem sido visada. Claro q a ocasião faz o ladrão, vou colocar a moto no seguro. Porém mesmo assim fico preocupada. A moto só será usada fds e para viagens longas. Ténéré já tenho o dinheiro, já a versys eu daria os 17mil q tenho guardado e financiaria o resto. Tá foda, não se pode ter mais nada, que vagabundo já quer roubar. Tô até cogitando uma outra moto, shadow 600 ano 2003.

Avatar do usuário
PauloPinheiro
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 648
Registrado em: 29 Set 2013, 16:59
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Versys x 300 tourer ou Ténéré 250

Mensagem por PauloPinheiro » 21 Set 2020, 10:18

Guimaraes cinthia escreveu:
19 Set 2020, 13:14
Então, infelizmente motos acima de 300cc está praticamente impossível de se ter aqui no Rio, e pensando q tbm vamos passar pelas rodovias de São Paulo, desanimei total. Tenho visto q até a Ténéré 250 tem sido visada. Claro q a ocasião faz o ladrão, vou colocar a moto no seguro. Porém mesmo assim fico preocupada. A moto só será usada fds e para viagens longas. Ténéré já tenho o dinheiro, já a versys eu daria os 17mil q tenho guardado e financiaria o resto. Tá foda, não se pode ter mais nada, que vagabundo já quer roubar. Tô até cogitando uma outra moto, shadow 600 ano 2003.
Minha amiga...cogite também Sair do Rio de Janeiro !!! eu por exemplo, já estou fora a mais de 20 anos e não me arrependo, a qualidade de vida encontrada em outras cidades supera e muito a saudade do mar ! rsrsss...e se vcs dois, como casal, pensarem direitinho, escolherão a melhor opção de vida !...
Mas voltando ao assunto da escolha da moto, independente de ser a Versys X300 ou uma Te250, fazer um seguro completo é a melhor saida !!!
Boa sorte pra vcs ! :thumbup:
"Vida longa e próspera !!!"

Atual: Tiger Sport 660 "Viper"

Avatar do usuário
Davrison
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 262
Registrado em: 20 Mai 2015, 08:31
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Versys x 300 tourer ou Ténéré 250

Mensagem por Davrison » 22 Set 2020, 07:39

Infelizmente, hoje, se tem valor o pessoal rouba. Seja celular, carro moto e até roupas.
Minha irmã tem uma burgman 125 2007 toda ferrada, com mordidas do cachorro dela, pintura desgastada e acredite, tentaram levar. Graças a deus não foi assalto, tentaram furtar, mas, não levaram pq não conseguiram ligar. Tinha um segredinho que nem era antifurto, era defeito mesmo...kkk
"Não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


CB500X 2020 Preta
Tenere 250 2011 Preta
NX350 Sahara 1997 Roxa

Avatar do usuário
PauloPinheiro
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 648
Registrado em: 29 Set 2013, 16:59
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Versys x 300 tourer ou Ténéré 250

Mensagem por PauloPinheiro » 22 Set 2020, 10:19

Davrison escreveu:
22 Set 2020, 07:39
Infelizmente, hoje, se tem valor o pessoal rouba. Seja celular, carro moto e até roupas.
Minha irmã tem uma burgman 125 2007 toda ferrada, com mordidas do cachorro dela, pintura desgastada e acredite, tentaram levar. Graças a deus não foi assalto, tentaram furtar, mas, não levaram pq não conseguiram ligar. Tinha um segredinho que nem era antifurto, era defeito mesmo...kkk
Foda isso aí meu amigo.... doh
"Vida longa e próspera !!!"

Atual: Tiger Sport 660 "Viper"

Avatar do usuário
PauloPinheiro
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 648
Registrado em: 29 Set 2013, 16:59
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Versys x 300 tourer ou Ténéré 250

Mensagem por PauloPinheiro » 25 Set 2020, 10:27

Guimaraes cinthia escreveu:
14 Set 2020, 21:46
Boa noite pessoal! Sou nova aqui. E tenho uma duvida. Meu marido atualmente tem uma cg fan 125. Gostamos muito de viajar, porém ela é muito desconfortável pra longas viagens. Estamos pensando em pegar uma com maior cilindrada. Porém, andei vendo uns vídeos e vi q as Big trail são muito visadas para furto. Então nos sobrou somente esses dois modelos de opção. Meu marido não é muito de mexer em fórum etc. Por isso me cadastrei. Qual a opinião de vcs? Se puderem me ajudar, ficarei muito grata. A moto seria para longas viagens, atacama, Ushuaia e passeios pelas regiões serrana do rio. com muitos trechos de "ripio/trilha"

Sobre a provável compra de vcs...se antecipem...pois os preços estão aumentando absurdamente ! hoje uma Versys X 300 Tourer tá beirando os 30 mil, em alguns Estados....
Sugiro procurarem uma usada, e se possível não comprem a modelo Tourer, e sim a Modelo com ABS...é o modelo que eu tenho...tem mais vantagens !
Uma com 1 ano de uso e em ótimo estado não será dificil de se encontrar...

E coloquem no seguro !!!

Um abraço e boa sorte pra vcs ! :thumbup:
"Vida longa e próspera !!!"

Atual: Tiger Sport 660 "Viper"

Responder