Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?
Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?
Essas figuras aqui parece mostrar um motor com comando duplo, não um motor varetado!
Esse aqui parece ter comando simples OHC.
Esse é da R1150GS e parece ser varetado:
Essa review mostra informação de motor OHV:
http://www.motorcycle.com/specs/bmw/on- ... 00-gs.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Acho que foi em 2009 ou 2010 que a BMW mudou esse motor, sendo que ele passou de 100 e poucos cv para 110cv. Talvez tenha sido a mudança no comando de válvulas, o que justificaria esse aumento na potência.
E aí?! hehehehehe
Abs!
Esse aqui parece ter comando simples OHC.
Esse é da R1150GS e parece ser varetado:
Essa review mostra informação de motor OHV:
http://www.motorcycle.com/specs/bmw/on- ... 00-gs.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Acho que foi em 2009 ou 2010 que a BMW mudou esse motor, sendo que ele passou de 100 e poucos cv para 110cv. Talvez tenha sido a mudança no comando de válvulas, o que justificaria esse aumento na potência.
E aí?! hehehehehe
Abs!
- Guyuga
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Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?
Vou aguardar o Kablack..
Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?
Msfazer;
Pesquisei rapidamente na Web.
Parece que virou DOHC em 2010, quando o motor foi reformulado. A potência também subiu neste ano...
Boxer, DOHC e refrigerado à ar, numa moto? Solução bem complexa...
É que, ainda que o comando de válvulas tenha ido para o cabeçote, resolvendo os problemas de flutuação de válvula em altas rpms e vibração, outros problemas aparecem. Como peso do motor e equilíbrio da moto como um todo.
De qualquer modo ainda acho a F 800 GS muito mais legal...
Abraços
Pesquisei rapidamente na Web.
Parece que virou DOHC em 2010, quando o motor foi reformulado. A potência também subiu neste ano...
Boxer, DOHC e refrigerado à ar, numa moto? Solução bem complexa...
É que, ainda que o comando de válvulas tenha ido para o cabeçote, resolvendo os problemas de flutuação de válvula em altas rpms e vibração, outros problemas aparecem. Como peso do motor e equilíbrio da moto como um todo.
De qualquer modo ainda acho a F 800 GS muito mais legal...
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"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
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- ghamauricio
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Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?
Pra F800 GS ser perfeita tinha que ter o cardã da 1200!!
- Guyuga
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Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?
Ghamauricio, você já andou em moto cardã?
Não tenho nada contra, mas eu particulamente não gosto!!!
São Motos tendenciosas...kkkkk
E se alguma coisa acontecer, já era...sem solução alternativa....
Tem uma foto na Web com uma GS1200 com cardã quebrado..lógico que o cara pode ter pegado pesado demais pra quebrar....mas ai não tem mais jeito...só guincho!!!
Abraços
Não tenho nada contra, mas eu particulamente não gosto!!!
São Motos tendenciosas...kkkkk
E se alguma coisa acontecer, já era...sem solução alternativa....
Tem uma foto na Web com uma GS1200 com cardã quebrado..lógico que o cara pode ter pegado pesado demais pra quebrar....mas ai não tem mais jeito...só guincho!!!
Abraços
- ghamauricio
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Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?
Cara nunca andei não, mas imagino que não tenha grande diferença... Cardã é manutenção zero praticamente! Corrente é um saco, tem que ficar limpando com freqüência, faz mó sujeirada, caga a roda toda no processo...
E quando é que um cardã vai quebrar? Eu nunca ouvi falar de cardã quebrando...
Dizem que as cintas são muito boas, o pessoal das custom adora. Por que não colou?
Abraço!
E quando é que um cardã vai quebrar? Eu nunca ouvi falar de cardã quebrando...
Dizem que as cintas são muito boas, o pessoal das custom adora. Por que não colou?
Abraço!
Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?
Não, não...Guyuga escreveu:(...)Tem uma foto na Web com uma GS1200 com cardã quebrado..(...)
Tem várias reclamações de várias BMW e outras motos de outras marcas com o cardã quebrado. (Assim como várias Xt 660 R com a corrente partida.)
Também tenho preconceito com esta tecnologia... Sei que ela é superior mas apresenta algumas desvantagens.
Quando uma corrente arrebenta (muito mais comum que um cardã arrebentar) é só trocar e continuar a viagem. Não vira manchete. Quando um cardã arrebenda o cara não esquece nunca mais...
Do tópico
viewtopic.php?f=18&t=1293" onclick="window.open(this.href);return false;
Cardã quebrado nos anos 1970 que rende manchete até hoje...
Abraços
P.S.: O novo nome do tópico será "Vamos falar mal da BMW R 1200 GS" ?
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Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?
Sobre o cardã - Acho uma solução fantástica pra quem vai viajar mtos milhares de km's. Rodar 1500km num dia, pegar areião, a corrente toda lambuzada e vc ter de parar pra limpar a corrente, pois não dá pra simplesmente jogar um chain cleaner da vida pra não virar uma gororoba abrasiva.... é de lascar!
Há diversos relatos do cardã da BMW vazar óleo e não é só na GS! Nas RT's tb tem esse probleminha.
GHAMaurício - Discordo de vc nesse ponto. O cardã é pesado e, numa moto menos potente, vai fazer diferença na performance. Apesar de ser muito mais difícil de manter, prefiro a boa e velha corrente.
Guyuga - Eu juro que criei esse tópico só por causa do Kablack, hauhauhuehaehaheuaehuaeh!
---------
Sobre o motor: Porque o fato de ser boxer torna a solução DOHC complexa?!
Abs!
Há diversos relatos do cardã da BMW vazar óleo e não é só na GS! Nas RT's tb tem esse probleminha.
GHAMaurício - Discordo de vc nesse ponto. O cardã é pesado e, numa moto menos potente, vai fazer diferença na performance. Apesar de ser muito mais difícil de manter, prefiro a boa e velha corrente.
Guyuga - Eu juro que criei esse tópico só por causa do Kablack, hauhauhuehaehaheuaehuaeh!
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Sobre o motor: Porque o fato de ser boxer torna a solução DOHC complexa?!
Abs!
- Kakko
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Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?
Tudo tem suas vantegens e desvantagens.
No principio ( passado relativamente remoto rs...) até os automóveis eram acionados por corrente (argh..).....
Na verdade as correntes são muito utilizadas, por ser um meio barato e resistente de fazer uma transmissão.
Não vejo problemas do uso de cardãs em motos , desde que seja um projeto bem realizado, o que não quer dizer que não vá dar algum tipo de problema.
Nos carros tbm da problemas de desgaste, quebras e etc...mas não dá ibope, pois já é um sistema que quase não se utiliza em veículos comerciais para uso geral, salvo os mais pesados ( pickups, caminhões, tratores, e outros.
Os automóveis atuais , quase todos com tração direta entre motor/câmbio sendo desenecessário a utilização de cardã.
Geralmente não quebra o cardã...as vezes ele entorta, ou quebram as cruzetas, ou um retentor apresenta vazamentos.
No principio ( passado relativamente remoto rs...) até os automóveis eram acionados por corrente (argh..).....
Na verdade as correntes são muito utilizadas, por ser um meio barato e resistente de fazer uma transmissão.
Não vejo problemas do uso de cardãs em motos , desde que seja um projeto bem realizado, o que não quer dizer que não vá dar algum tipo de problema.
Nos carros tbm da problemas de desgaste, quebras e etc...mas não dá ibope, pois já é um sistema que quase não se utiliza em veículos comerciais para uso geral, salvo os mais pesados ( pickups, caminhões, tratores, e outros.
Os automóveis atuais , quase todos com tração direta entre motor/câmbio sendo desenecessário a utilização de cardã.
Geralmente não quebra o cardã...as vezes ele entorta, ou quebram as cruzetas, ou um retentor apresenta vazamentos.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?
Porque são dois cabeçotes, dois comandos em cada cabeçote, duas correntes de acionamento, desloca peso para a extremidade do motor, etc.msfazer escreveu:Sobre o motor: Porque o fato de ser boxer torna a solução DOHC complexa?!
Aumenta bastante o número de peças móveis e, consequentemente, o peso do conjunto.
Mas não sou engenheiro alemão... Eles devem saber o que fazem. Assim como quem compra a moto pelo preço que cobram.
Só acho o Rotax da F 800 GS muito mais motor, independete das varetas ou acionamento por corrente.
Veja: - O Rotax de 798 cc conta com 85 cv (na verdade tem muito mais mas esta é outra história) ou 1.200 cc com 110 cv.
Na 1200 são 50% a mais de cilindrada para menos de 30% de potência a mais.
Se a 1200 e a 800 tivessem a mesma potência específica a primeira deveria ter mais de 127 cv.
Onde estão os 17 cv que faltam? Perdas mecânicas internas...
A potência específica (cv por cc) do Rotax é superior... Se a durabilidade for a mesma (acho até que do Rotax é superior) este fator, por sí só, indica melhor solução mecânica.
Abração
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