Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?

Poste aqui sobre as motocicletas de outros fabricantes.
msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?

Mensagem por msfazer » 31 Jan 2012, 16:02

Essas figuras aqui parece mostrar um motor com comando duplo, não um motor varetado!

Imagem
Imagem

Esse aqui parece ter comando simples OHC.
Imagem

Esse é da R1150GS e parece ser varetado:
Imagem

Essa review mostra informação de motor OHV:
http://www.motorcycle.com/specs/bmw/on- ... 00-gs.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Acho que foi em 2009 ou 2010 que a BMW mudou esse motor, sendo que ele passou de 100 e poucos cv para 110cv. Talvez tenha sido a mudança no comando de válvulas, o que justificaria esse aumento na potência.

E aí?! hehehehehe

Abs!

Avatar do usuário
Guyuga
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 315
Registrado em: 27 Fev 2011, 13:15
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?

Mensagem por Guyuga » 31 Jan 2012, 17:46

Vou aguardar o Kablack.. :risadona: :risadona: :risadona: :risadona:

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?

Mensagem por kablack » 31 Jan 2012, 18:32

Msfazer;

Pesquisei rapidamente na Web.

Parece que virou DOHC em 2010, quando o motor foi reformulado. A potência também subiu neste ano...

Boxer, DOHC e refrigerado à ar, numa moto? Solução bem complexa...

É que, ainda que o comando de válvulas tenha ido para o cabeçote, resolvendo os problemas de flutuação de válvula em altas rpms e vibração, outros problemas aparecem. Como peso do motor e equilíbrio da moto como um todo.

De qualquer modo ainda acho a F 800 GS muito mais legal...

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?

Mensagem por ghamauricio » 31 Jan 2012, 22:43

Pra F800 GS ser perfeita tinha que ter o cardã da 1200!!

Avatar do usuário
Guyuga
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 315
Registrado em: 27 Fev 2011, 13:15
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?

Mensagem por Guyuga » 01 Fev 2012, 10:39

Ghamauricio, você já andou em moto cardã?
Não tenho nada contra, mas eu particulamente não gosto!!!
São Motos tendenciosas...kkkkk :rock:
E se alguma coisa acontecer, já era...sem solução alternativa....
Tem uma foto na Web com uma GS1200 com cardã quebrado..lógico que o cara pode ter pegado pesado demais pra quebrar....mas ai não tem mais jeito...só guincho!!!
Abraços

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?

Mensagem por ghamauricio » 01 Fev 2012, 11:18

Cara nunca andei não, mas imagino que não tenha grande diferença... Cardã é manutenção zero praticamente! Corrente é um saco, tem que ficar limpando com freqüência, faz mó sujeirada, caga a roda toda no processo...

E quando é que um cardã vai quebrar? Eu nunca ouvi falar de cardã quebrando...

Dizem que as cintas são muito boas, o pessoal das custom adora. Por que não colou?

Abraço!

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?

Mensagem por kablack » 01 Fev 2012, 14:34

Guyuga escreveu:(...)Tem uma foto na Web com uma GS1200 com cardã quebrado..(...)
Não, não...

Tem várias reclamações de várias BMW e outras motos de outras marcas com o cardã quebrado. (Assim como várias Xt 660 R com a corrente partida.)

Também tenho preconceito com esta tecnologia... Sei que ela é superior mas apresenta algumas desvantagens.

Quando uma corrente arrebenta (muito mais comum que um cardã arrebentar) é só trocar e continuar a viagem. Não vira manchete. Quando um cardã arrebenda o cara não esquece nunca mais...

Do tópico

viewtopic.php?f=18&t=1293" onclick="window.open(this.href);return false;

Cardã quebrado nos anos 1970 que rende manchete até hoje...



Imagem


Abraços

P.S.: O novo nome do tópico será "Vamos falar mal da BMW R 1200 GS" ? :lol: :lol:
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?

Mensagem por msfazer » 01 Fev 2012, 16:10

Sobre o cardã - Acho uma solução fantástica pra quem vai viajar mtos milhares de km's. Rodar 1500km num dia, pegar areião, a corrente toda lambuzada e vc ter de parar pra limpar a corrente, pois não dá pra simplesmente jogar um chain cleaner da vida pra não virar uma gororoba abrasiva.... é de lascar!

Há diversos relatos do cardã da BMW vazar óleo e não é só na GS! Nas RT's tb tem esse probleminha.

GHAMaurício - Discordo de vc nesse ponto. O cardã é pesado e, numa moto menos potente, vai fazer diferença na performance. Apesar de ser muito mais difícil de manter, prefiro a boa e velha corrente.

Guyuga - Eu juro que criei esse tópico só por causa do Kablack, hauhauhuehaehaheuaehuaeh!

---------

Sobre o motor: Porque o fato de ser boxer torna a solução DOHC complexa?!

Abs!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?

Mensagem por Kakko » 01 Fev 2012, 16:29

Tudo tem suas vantegens e desvantagens.

No principio ( passado relativamente remoto rs...) até os automóveis eram acionados por corrente (argh..).....

Na verdade as correntes são muito utilizadas, por ser um meio barato e resistente de fazer uma transmissão.

Não vejo problemas do uso de cardãs em motos , desde que seja um projeto bem realizado, o que não quer dizer que não vá dar algum tipo de problema.

Nos carros tbm da problemas de desgaste, quebras e etc...mas não dá ibope, pois já é um sistema que quase não se utiliza em veículos comerciais para uso geral, salvo os mais pesados ( pickups, caminhões, tratores, e outros.

Os automóveis atuais , quase todos com tração direta entre motor/câmbio sendo desenecessário a utilização de cardã.

Geralmente não quebra o cardã...as vezes ele entorta, ou quebram as cruzetas, ou um retentor apresenta vazamentos.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?

Mensagem por kablack » 01 Fev 2012, 17:08

msfazer escreveu:Sobre o motor: Porque o fato de ser boxer torna a solução DOHC complexa?!
Porque são dois cabeçotes, dois comandos em cada cabeçote, duas correntes de acionamento, desloca peso para a extremidade do motor, etc.

Aumenta bastante o número de peças móveis e, consequentemente, o peso do conjunto.

Mas não sou engenheiro alemão... Eles devem saber o que fazem. Assim como quem compra a moto pelo preço que cobram.

Só acho o Rotax da F 800 GS muito mais motor, independete das varetas ou acionamento por corrente.

Veja: - O Rotax de 798 cc conta com 85 cv (na verdade tem muito mais mas esta é outra história) ou 1.200 cc com 110 cv.

Na 1200 são 50% a mais de cilindrada para menos de 30% de potência a mais.

Se a 1200 e a 800 tivessem a mesma potência específica a primeira deveria ter mais de 127 cv.

Onde estão os 17 cv que faltam? Perdas mecânicas internas...

A potência específica (cv por cc) do Rotax é superior... Se a durabilidade for a mesma (acho até que do Rotax é superior) este fator, por sí só, indica melhor solução mecânica.

Abração
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Responder