Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?

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Kakko
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Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?

Mensagem por Kakko » 01 Fev 2012, 17:26

Falando sério, vai....a bem da verdade ...esse sistema boxer é um pouco chato.....e talvez até ultrapassado......os fuscas da vida....e os primeiros motores a combustão eram assim tbm....bloco central,,,camisas...e cabeçotes.

Nas motos esse sistema só atrapalha...a moto fica larga demais e as extremidades do motor (cabeçotes) desprotegidos, sendo necessário uma boa proteção.

Geralmente são barulhentos....apresentam vazamentos com mais facilidade.....vibrações.....e rendimento inferior (ventilação a ar )
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Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?

Mensagem por kablack » 01 Fev 2012, 18:36

Penso igualzinho e muito mais Kakko.

Mas tem quem ame o motor Boxer...

Os motores Boxer são parentes muito próximos dos motores radiais ambos tem a mesma aplicação certa: -Aeronáutica.

Sempre foi assim até que o Ferdinad Porsche...

Abraço
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Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?

Mensagem por ghamauricio » 01 Fev 2012, 20:39

Não acredito que a vibração seja maior no motor boxer, na verdade acho que é a disposição de pistões com a menor vibração possível!
Mas reconheço que um DOHC num motor boxer aumenta muito o seu peso, pois como o Kablack já mencionou, são duas árvores de comando, duas correntes bla bla bla, fora a quantidade de óleo (que também pesa e demanda energia pra bombear) pra comportar mais um par de comandos.

Também acredito que a aplicação de um motor boxer em uma moto é meio estranho pelos motivos mencionados pelo Kakko, mas se você notar, a Gold Wing também usa motor boxer. Go figure!

Quanto à relação de potência / cilindrada, você está esquecendo de falar sobre a relação torque / cilindrada.
Fiz uma planilha rápida no Excel pra ver uns números e constatei uma coisa que eu já tinha lido, mas nunca tinha corrido atrás pra ver se era verdade: Motores em linha possuem mais potência e menos torque. Motores em V possuem muito torque e pouca potência. Motores boxer ficam no meio do caminho. Outra propriedade que altera a relação de torque e potência é o diâmetro do cilindro dividido pelo seu curso. Quanto maior o curso em relação ao diâmetro, mais torque menos RPM e menos potência.

Esta tabela que fiz comprova isto. Segue a mesma:

Código: Selecionar todos

					1200 GS		800 GS
Cilindrada		1170			798
Diametro			101			82
Cusro				73			76
D/C				1,384		1,085
Potência			110			85
Potência/Cil	10,636		9,388
Torque			120			83
Torque/Cil		9,750		9,614
Compressão		12			12
Esta tabela nos mostra como o motor boxer possui mais torque por cilindrada do que um motor em linha, mantendo-se a relação "Diâmetro / Curso". No caso do comparativo, a 1200 tem uma relação D/C maior, puxando mais pra potência e maiores rotações e abrindo mão do torque, e ainda assim ele tem mais torque por cilindrada do que a 800.

Intrigantes estes números... Mas ainda acho estranho um motor boxer pra uma moto.

Abraço!

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Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?

Mensagem por Kakko » 01 Fev 2012, 23:22

A questão da potência está diretamente ligada ao diâmetro do cilindro, principalmente.

Claro que dependendo do que se deseja, as relações: Diâmetro x Curso x e também raio das manivelas do virabrequim e comprimento das bielas, conseguimos fazer variações de torques em baixa e alta rotação.....conseguir acelerações rápidas ou velocidades finais maiores, ou seja.....há projetos para todas as necessídades.
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Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?

Mensagem por Guyuga » 02 Fev 2012, 00:11

Bom eu acho que uma coisa e uma coisa e outra coisa e outra coisa! Kkkk

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Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?

Mensagem por kablack » 02 Fev 2012, 03:20

ghamaurício;

O Kakko está certo.

Existem três coisas aí:

-Torque;
-Potência;
-Regularidade do Binário do Motor.

Veja na Wikipedia:

Torque: http://pt.wikipedia.org/wiki/Torque" onclick="window.open(this.href);return false;
Potência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Potencia" onclick="window.open(this.href);return false;
Regularidade do Binário: http://www.oficinaecia.com.br/bibliadoc ... izar&cod=9" onclick="window.open(this.href);return false;

Resumidamente:

- Potência: Quantidade de energia produzida pelo motor em determinado tempo, tem relação direta com a rotação, cilindrada e fluxo dos gases (eficiência volumétrica).

- Torque: Força que o motor consegue produzir no momento da medição. Relaçao direta com taxa de compressão e (como bem disse o Kakko acima)"Diâmetro x Curso e também raio das manivelas do virabrequim e comprimento das bielas".

- Regularidade do Binário: Maneira como esse torque é entregue, modo como o "momento de força" é entregue pelo motor. Aí sim, tudo a ver com quantidade e disposição dos cilindros deste motor.

Novamente, como disse o Kakko, existem fórmulas e projetos de todo tipo para muitas necessidades diferentes.

Veja este texto explicando as disposições mais comuns dos motores à explosão:

http://www.oficinaecia.com.br/bibliadoc ... izar&cod=9" onclick="window.open(this.href);return false;



"Disposições

Um motor com um só cilindro é a solução mais simples de um motor a 4 tempos. Essa solução não é, contudo, adequada para um automóvel, devido à irregularidade do torque resultante de um só tempo de explosão em cada duas rotações do virabrequim, o que provocaria vibrações.
A irregularidade do torque pode ser compensada pela energia armazenada num volume pesado; tal solução, porém, é insuficiente para permitir que um motor a 4 tempos trabalhe suavemente a baixa rotação. Não existe nenhum processo simples de contrabalançar o movimento alternativo de um motor de cilindro único (monocilíndrico).
Para funcionar com maior suavidade, o motor deve possuir, no mínimo, 2 cilindros, ocorrendo assim uma explosão em cada rotação do virabrequim. Quase todos os automóveis têm, pelo menos, 4 cilindros para que nos seus motores ocorra um tempo de explosão em cada meia rotação do virabrequim.
Torque (binário-motor) e equilíbrio – num motor de 4 cilindros em linha os tempos de explosão são igualmente espaçados entre si, o que origina um binário razoavelmente suave. A vibração produzida é, em grande parte, eliminada pelos apoios do motor, que são elásticos. O torque de um motor de 4 cilindros em V pode ser tão regular como o de um motor de 4 cilindros em linha. Aquela disposição, porém, não permite um equilíbrio tão eficaz, seja qual for o ângulo formado pelos grupos de cilindros.
Assim o motor de 4 cilindros em V produz vibrações que tem de ser reduzidas mediante a incorporação de um eixo suplementar provido de contra peso, destinado a eliminar vibrações do conjunto.
O motor de 4 cilindros horizontais opostos é mais compacto e mais equilibrado que o motor em linha. Em certos modelos de automóveis, contudo, as vantagens desta disposição são anuladas pelos problemas que ela levanta quanto à dificuldade de acesso, em caso de reparações. Os motores de 6 cilindros em linha proporcionam melhor equilíbrio.
O motor de 6 cilindros em V é teoricamente menos suave do que o de 6 cilindros em linha, ambos, porém, são equivalentes no que se refere à regularidade do binário. O mesmo acontece com o motor de 6 cilindros horizontais opostos, que trabalha suavemente, mas é dispendioso. O motor de 8 cilindros em V (V8) é a mais utilizada das variantes de motores de 8 cilindros. Trata-se de um motor compacto e bem equilibrado, com um torque regular.


Motor de 6 cilindros em linha
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O motor de 6 cilindros em linha, apesar de mais comprido e ligeiramente mais pesados que o motor de 4 cilindros em linha, apresenta duas vantagens principais: um binário-motor que é consideravelmente mais uniforme, devido à sobreposição dos sucessivos tempos de explosão, e um melhor equilíbrio mecânico, que reduz ao mínimo as vibrações. Este tipo de motor tem o virabrequim apoiado em 4 ou 7 mancais , o que proporciona grande resistência e evita a flexão.

Disposição de cilindros horizontais opostos

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Neste tipo de motor, os cilindros estão dispostos em duas filas, uma de cada lado do virabrequim Esta disposição permite montar um virabrequim mais curto que a de um motor de 4 cilindros em linha, bastando 3 pontos de apoio para a mesma. Um motor de 4 cilindros horizontais opostos é mais aconselhável, devido às suas formas e dimensões, para a traseira do automóvel. Em qualquer motor de 4 cilindros com esta disposição, a uniformidade do torque é aceitável, quer nos motores de 4 cilindros, quer nos de 6. Esta disposição permite um equilíbrio mecânico excelente; o movimento de um componente num sentido é equilibrado pelo movimento do componente homólogo em sentido contrário.


Três tipos de motor em V

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Os motores em V apresentam, como principal vantagem o fato de o conjunto poder ser mais curto que o dos motores em linha, podendo, portanto, o seu virabrequim ser mais curto e, conseqüentemente, mais rígido, o que permite ao motor trabalhar mais suavemente a elevado regime de rotação. O motor V8 necessita apenas de quatro mancais de biela desde que estes se encontrem dispostos de modo a formar entre si um ângulo de 90º e sejam suficientemente compridos para que em cada um possam trabalhar, lado a lado, duas bielas. A árvore de manivelas necessita de um mancal de apoio entre cada par de mancais de bielas. Os motores V6 não são de funcionamento tão suave como os V8, que são extremamente bem equilibrados e proporcionam quatro explosões espaçadas igualmente entre si em cada rotação do virabrequim.


O motor V6 tem um mancal de biela para cada biela. Com um tempo de explosão em cada terço de rotação e com os mancais de biela dispostos a intervalos de 60 graus, o motor é de funcionamento suave e de equilíbrio razoável.

Imagem

No motor V4 é necessário um eixo equilibrador adicional, que roda a metade do número de rotações do virabrequim. Em outros modelos, o ângulo do V pode ser reduzido até cerca de 10 %."

Imagem





--------------------




:arrow: O que eu gostaria que ficasse claro é que a vantagem do motor boxer não é mais torque ou potência.

As vantagens deste motor sobre os outros são:

- Menor vibração;
- Melhor entrega do torque, melhor regularidade no binário;
- Menor "altura" do bloco, o motor boxer é horizontal, enquanto todos os outros tem a disposição vertical (com ângulos variáveis), Ideal para a traseira de carros e aviões;

As desvantagens são:

- Peso;
- Desgaste irregular dos anéis, pistões e cilindros que estão "deitados";
- Complexidade do sistema de lubrificação;
- Complexidade do sistema de sistema de refrigeração líquida;
- Necessidade de existencia de sitema de admissão e exaustão para cada lado do motor;
- Se for varetado flutuação das válvulas em alta rotação, se tiver comando no cabeçote grande número de peças móveis;
- Em motos a disposição não é natural, moto é veículo esguio, com muito mais altura que largura. Esta disposição tem mais largura do que altura...

--------------

Voltando ao post anterior: - Boxer, DOHC, refrigerado à ar e em uma moto? Com cardã ainda?


--------------------------------------------------------------

Pessoal:

- Por favor, nada contra os proprietários desta fantástica motocicleta, nem contra os entusiastas do motor Boxer. Trata-se apenas da minha opinião teórica e pessoal. O que vale atualmente no mercado muito próximo a zero!


* Me reservo inclusive ao direito de andar, achar legal, eventuamente comprar e ser muito feliz com uma R 1200 GS ou com qualquer outra moto ou carro de qualquer outra marca com qualquer outra disposição de cilindros... Por mais que eu ache estranhas as soluções mecânicas adotas nesta motocicleta...



Abraço
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Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?

Mensagem por Kakko » 02 Fev 2012, 10:05

sabe....eu tbm gostaria muuuuito de uma GS 1200
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Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?

Mensagem por doug01n » 02 Fev 2012, 10:06

Uma das vantagens do boxer é a maior área aletada para refrigeração do cabeçote / motor no geral. Vc tem a área externa de "2 motores" para captação de ar, favorecendo a refrigeração na época em que não existia refrigeração líquida.

Estas explicações acima valem para virabrequins simétricos... O virabrequim da Super Tenere 1200 por exemplo herdou o sistema "crossplane" da R1, com 270º entre os pontos de queima. Considerando a sequência de ignição, é um motor em V 90º colocado na estrutura de um motor em linha, compactando o sistema e aproveitando suas características de entrega mais linear de torque.

Alguém sabe como é, tem foto ou diagrama esquemático do vira da 1200GS pra colocar no tópico?

abs
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Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?

Mensagem por ghamauricio » 02 Fev 2012, 12:35

Perfeitamente colocado Kablack!
Apesar de ser fã dos motores boxer (também como foi dito pelo Doug, tem a especial vantagem de ser mais facilmente refrigerado a ar do que outro tipo de motor), acho muito estranho resolverem colocar um motor boxer em uma moto.
Mas isso também não significa que eu não adoraria ter uma... :D

Abraço!

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Re: Motor Boxer da BMW é varetado ou não!?

Mensagem por msfazer » 02 Fev 2012, 12:39

Esse tá descrito como o da R1200GS, me parece ser OHC:
Imagem


Aqui, uma comparação entre os motores da 1150 e da 1200:

Imagem


Tá mto bom ver esse tópico, tô aprendendo bastante!

Abs!

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