ghamaurício;
O Kakko está certo.
Existem três coisas aí:
-Torque;
-Potência;
-Regularidade do Binário do Motor.
Veja na Wikipedia:
Torque:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Torque" onclick="window.open(this.href);return false;
Potência:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Potencia" onclick="window.open(this.href);return false;
Regularidade do Binário:
http://www.oficinaecia.com.br/bibliadoc ... izar&cod=9" onclick="window.open(this.href);return false;
Resumidamente:
- Potência: Quantidade de energia produzida pelo motor em determinado tempo, tem relação direta com a rotação, cilindrada e fluxo dos gases (eficiência volumétrica).
- Torque: Força que o motor consegue produzir no momento da medição. Relaçao direta com taxa de compressão e (como bem disse o Kakko acima)"Diâmetro x Curso e também raio das manivelas do virabrequim e comprimento das bielas".
- Regularidade do Binário: Maneira como esse torque é entregue, modo como o "momento de força" é entregue pelo motor. Aí sim, tudo a ver com quantidade e disposição dos cilindros deste motor.
Novamente, como disse o Kakko, existem fórmulas e projetos de todo tipo para muitas necessidades diferentes.
Veja este texto explicando as disposições mais comuns dos motores à explosão:
http://www.oficinaecia.com.br/bibliadoc ... izar&cod=9" onclick="window.open(this.href);return false;
"Disposições
Um motor com um só cilindro é a solução mais simples de um motor a 4 tempos. Essa solução não é, contudo, adequada para um automóvel, devido à irregularidade do torque resultante de um só tempo de explosão em cada duas rotações do virabrequim, o que provocaria vibrações.
A irregularidade do torque pode ser compensada pela energia armazenada num volume pesado; tal solução, porém, é insuficiente para permitir que um motor a 4 tempos trabalhe suavemente a baixa rotação. Não existe nenhum processo simples de contrabalançar o movimento alternativo de um motor de cilindro único (monocilíndrico).
Para funcionar com maior suavidade, o motor deve possuir, no mínimo, 2 cilindros, ocorrendo assim uma explosão em cada rotação do virabrequim. Quase todos os automóveis têm, pelo menos, 4 cilindros para que nos seus motores ocorra um tempo de explosão em cada meia rotação do virabrequim.
Torque (binário-motor) e equilíbrio – num motor de 4 cilindros em linha os tempos de explosão são igualmente espaçados entre si, o que origina um binário razoavelmente suave. A vibração produzida é, em grande parte, eliminada pelos apoios do motor, que são elásticos. O torque de um motor de 4 cilindros em V pode ser tão regular como o de um motor de 4 cilindros em linha. Aquela disposição, porém, não permite um equilíbrio tão eficaz, seja qual for o ângulo formado pelos grupos de cilindros.
Assim o motor de 4 cilindros em V produz vibrações que tem de ser reduzidas mediante a incorporação de um eixo suplementar provido de contra peso, destinado a eliminar vibrações do conjunto.
O motor de 4 cilindros horizontais opostos é mais compacto e mais equilibrado que o motor em linha. Em certos modelos de automóveis, contudo, as vantagens desta disposição são anuladas pelos problemas que ela levanta quanto à dificuldade de acesso, em caso de reparações. Os motores de 6 cilindros em linha proporcionam melhor equilíbrio.
O motor de 6 cilindros em V é teoricamente menos suave do que o de 6 cilindros em linha, ambos, porém, são equivalentes no que se refere à regularidade do binário. O mesmo acontece com o motor de 6 cilindros horizontais opostos, que trabalha suavemente, mas é dispendioso. O motor de 8 cilindros em V (V8) é a mais utilizada das variantes de motores de 8 cilindros. Trata-se de um motor compacto e bem equilibrado, com um torque regular.
Motor de 6 cilindros em linha
O motor de 6 cilindros em linha, apesar de mais comprido e ligeiramente mais pesados que o motor de 4 cilindros em linha, apresenta duas vantagens principais: um binário-motor que é consideravelmente mais uniforme, devido à sobreposição dos sucessivos tempos de explosão, e um melhor equilíbrio mecânico, que reduz ao mínimo as vibrações. Este tipo de motor tem o virabrequim apoiado em 4 ou 7 mancais , o que proporciona grande resistência e evita a flexão.
Disposição de cilindros horizontais opostos
Neste tipo de motor, os cilindros estão dispostos em duas filas, uma de cada lado do virabrequim Esta disposição permite montar um virabrequim mais curto que a de um motor de 4 cilindros em linha, bastando 3 pontos de apoio para a mesma. Um motor de 4 cilindros horizontais opostos é mais aconselhável, devido às suas formas e dimensões, para a traseira do automóvel. Em qualquer motor de 4 cilindros com esta disposição, a uniformidade do torque é aceitável, quer nos motores de 4 cilindros, quer nos de 6. Esta disposição permite um equilíbrio mecânico excelente; o movimento de um componente num sentido é equilibrado pelo movimento do componente homólogo em sentido contrário.
Três tipos de motor em V
Os motores em V apresentam, como principal vantagem o fato de o conjunto poder ser mais curto que o dos motores em linha, podendo, portanto, o seu virabrequim ser mais curto e, conseqüentemente, mais rígido, o que permite ao motor trabalhar mais suavemente a elevado regime de rotação. O motor V8 necessita apenas de quatro mancais de biela desde que estes se encontrem dispostos de modo a formar entre si um ângulo de 90º e sejam suficientemente compridos para que em cada um possam trabalhar, lado a lado, duas bielas. A árvore de manivelas necessita de um mancal de apoio entre cada par de mancais de bielas. Os motores V6 não são de funcionamento tão suave como os V8, que são extremamente bem equilibrados e proporcionam quatro explosões espaçadas igualmente entre si em cada rotação do virabrequim.
O motor V6 tem um mancal de biela para cada biela. Com um tempo de explosão em cada terço de rotação e com os mancais de biela dispostos a intervalos de 60 graus, o motor é de funcionamento suave e de equilíbrio razoável.
No motor V4 é necessário um eixo equilibrador adicional, que roda a metade do número de rotações do virabrequim. Em outros modelos, o ângulo do V pode ser reduzido até cerca de 10 %."
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O que eu gostaria que ficasse claro é que a vantagem do motor boxer não é mais torque ou potência.
As vantagens deste motor sobre os outros são:
- Menor vibração;
- Melhor entrega do torque, melhor regularidade no binário;
- Menor "altura" do bloco, o motor boxer é horizontal, enquanto todos os outros tem a disposição vertical (com ângulos variáveis), Ideal para a traseira de carros e aviões;
As desvantagens são:
- Peso;
- Desgaste irregular dos anéis, pistões e cilindros que estão "deitados";
- Complexidade do sistema de lubrificação;
- Complexidade do sistema de sistema de refrigeração líquida;
- Necessidade de existencia de sitema de admissão e exaustão para cada lado do motor;
- Se for varetado flutuação das válvulas em alta rotação, se tiver comando no cabeçote grande número de peças móveis;
- Em motos a disposição não é natural, moto é veículo esguio, com muito mais altura que largura. Esta disposição tem mais largura do que altura...
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Voltando ao post anterior: - Boxer, DOHC, refrigerado à ar e em uma moto? Com cardã ainda?
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Pessoal:
- Por favor, nada contra os proprietários desta fantástica motocicleta, nem contra os entusiastas do motor Boxer. Trata-se apenas da minha opinião
teórica e
pessoal. O que vale atualmente no mercado muito próximo a zero!
* Me reservo inclusive ao direito de andar, achar legal, eventuamente comprar e ser muito feliz com uma R 1200 GS ou com qualquer outra moto ou carro de qualquer outra marca com qualquer outra disposição de cilindros... Por mais que eu ache estranhas as soluções mecânicas adotas nesta motocicleta...
Abraço