Bem-vindo: 14 Dez 2018, 00:18

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 18 Mai 2017, 14:49 
Offline

Registrado em: 18 Mai 2017, 14:33
Mensagens: 1
Cidade onde mora: Cidade/UF
Boa tarde pessoal!

Sou novo no mundo do motociclismo,comprei minha primeira moto uma Tenere 2017 essa semana.

Abaixo a imagem do manual com as sugestões de calibragem :

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/calibaremtenere207-png

Eu andei lendo aqui no fórum mas não achei nada a respeito,a minha dúvida é:Posso seguir essas calibragens sugeridas no manual, ou tem alguma outra melhor ?

Obrigado!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 18 Mai 2017, 17:15 
Offline

Registrado em: 29 Mar 2017, 20:45
Mensagens: 17
Cidade onde mora: Brasília DF
Sim.
É o que foi projetado, acima do valor é achismo


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 19 Mai 2017, 08:49 
Offline

Registrado em: 10 Nov 2014, 21:08
Mensagens: 799
Cidade onde mora: guarulhos/Sp
Calibragem, depende do terreno, do pneu, temperatura ambiente e temperatura da pista.
Não da p seguir a mesma calibragem em todas as condições, não existe uma formula mágica que vai resolver p tudo, em locais mais quentes vc pode colocar uma calibragem menor, que vai bem, em locais mais frios tem que subir para ter o mesmo desempenho, a recomendação do manual é uma média, mesmo nos lugares mais quentes quando dilatar bastante o pneu mantém aderência, mas se cair a temperatura tem desgaste prematuro dos pneus.

ex: Em SP eu usava o recomendado que tem na balança da minha moto, 22/22 sozinho, 22/25 com garupa, o pneu traseiro foi embora com uns 20k rodado, fui subindo aos poucos e sentindo a diferença na moto, cheguei ao ponto de usar 25/28 com garupa quando coloco mais que isso da p sentir que a moto fica dura e escorrega mais, abaixo fica bem macia, mas não passa a sensação de mais aderência... resumo a moto segue colada no chão, mas o pneu traseiro ja está com 30k rodado e ainda roda mais... na calibragem anterior o dianteiro durou 30k, agora está com mais de 20 e ainda está com cara de novo...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 22 Ago 2017, 09:03 
Offline

Registrado em: 29 Mar 2017, 20:45
Mensagens: 17
Cidade onde mora: Brasília DF
Engenheiro faz todos os testes possível antes de lançar um produto a motocicleta está no mercado alguns anos, se não teve alteração na balança da motocicleta vai nos números que está escrito. Se for rodar na estrada de terra é sensato abaixar alguns psi para ter grip na terra. Fora isso mantenha o psi que está no manual da sua motocicleta, independente do pneu utilizado se tiver as mesmas medidas do original que saiu de fábrica. Quem define o psi do pneu é o engenheiro não a fabricante do pneu ou qualquer outro usuário.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 22 Ago 2017, 10:58 
Offline

Registrado em: 10 Nov 2014, 21:08
Mensagens: 799
Cidade onde mora: guarulhos/Sp
Gmsd escreveu:
Engenheiro faz todos os testes possível antes de lançar um produto a motocicleta está no mercado alguns anos, se não teve alteração na balança da motocicleta vai nos números que está escrito. Se for rodar na estrada de terra é sensato abaixar alguns psi para ter grip na terra. Fora isso mantenha o psi que está no manual da sua motocicleta, independente do pneu utilizado se tiver as mesmas medidas do original que saiu de fábrica. Quem define o psi do pneu é o engenheiro não a fabricante do pneu ou qualquer outro usuário.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Só uma correção quem define a PSI é o engenheiro que projetou o pneu, só ele sabe como a composição e estrutura que ele projetou vai se comportar em cada situação... nesse ponto o único pitaco que o engenheiro que projetou a moto dá é de quanto peso vai em cada pneu, e a força que a moto dele vai tentar passar p asfalto. Vide que a yamaha mudou a calibragem indicada na ténéré justamente pq mudou a marca/modelo do pneu que vem na moto, não foi pq viram que estava errado e ou algo assim, o fabricante desse pneu simplesmente passou a especificação média do pneu dele para o peso da moto.

Da uma pesquisada sobre isso vc vai ver que tem muito material a respeito, principalmente EUA e Inglaterra, onde há uma tradição maior de corridas, têm muitos papeis publicados sobre o assunto, cada situação exige uma calibragem diferente.. e reafirmo sem medo de errar, o recomendado pelo fabricante da moto é uma média que vai atender bem a maioria dos usuários, mas não é o ideal para tipos de uso determinados, cada usuário tem que avaliar o seu uso e achar a calibragem ideal, principalmente em regiões onde há as estações do ano muito bem definidas, a calibragem muda em cada estação.

Obs.: A calibragem informada pelos fabricantes no geral é a frio, o que muda quando se começa a andar dependendo do clima, há exceções em alguns fabricantes que indicam no manual de serviço também a calibragem ja aquecido, quando não tiver essa informação ou vc é bom de calculo, ou vai ter que esquentar bem os pneus antes de calibrar.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários registrados: Bing [Bot], Google [Bot]


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB