Gmsd escreveu:
Engenheiro faz todos os testes possível antes de lançar um produto a motocicleta está no mercado alguns anos, se não teve alteração na balança da motocicleta vai nos números que está escrito. Se for rodar na estrada de terra é sensato abaixar alguns psi para ter grip na terra. Fora isso mantenha o psi que está no manual da sua motocicleta, independente do pneu utilizado se tiver as mesmas medidas do original que saiu de fábrica. Quem define o psi do pneu é o engenheiro não a fabricante do pneu ou qualquer outro usuário.
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Só uma correção
quem define a PSI é o engenheiro que projetou o pneu, só ele sabe como a composição e estrutura que ele projetou vai se comportar em cada situação... nesse ponto o único pitaco que o engenheiro que projetou a moto dá é de quanto peso vai em cada pneu, e a força que a moto dele vai tentar passar p asfalto. Vide que a yamaha mudou a calibragem indicada na ténéré justamente pq mudou a marca/modelo do pneu que vem na moto, não foi pq viram que estava errado e ou algo assim, o fabricante desse pneu simplesmente passou a especificação média do pneu dele para o peso da moto.
Da uma pesquisada sobre isso vc vai ver que tem muito material a respeito, principalmente EUA e Inglaterra, onde há uma tradição maior de corridas, têm muitos papeis publicados sobre o assunto, cada situação exige uma calibragem diferente.. e reafirmo sem medo de errar, o recomendado pelo fabricante da moto é uma média que vai atender bem a maioria dos usuários, mas não é o ideal para tipos de uso determinados, cada usuário tem que avaliar o seu uso e achar a calibragem ideal, principalmente em regiões onde há as estações do ano muito bem definidas, a calibragem muda em cada estação.
Obs.: A calibragem informada pelos fabricantes no geral é a frio, o que muda quando se começa a andar dependendo do clima, há exceções em alguns fabricantes que indicam no manual de serviço também a calibragem ja aquecido, quando não tiver essa informação ou vc é bom de calculo, ou vai ter que esquentar bem os pneus antes de calibrar.