Bem-vindo: 27 Jun 2017, 14:31

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 18 Mai 2017, 14:49 

Cidade onde mora: Cidade/UF
Boa tarde pessoal!

Sou novo no mundo do motociclismo,comprei minha primeira moto uma Tenere 2017 essa semana.

Abaixo a imagem do manual com as sugestões de calibragem :

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/calibaremtenere207-png

Eu andei lendo aqui no fórum mas não achei nada a respeito,a minha dúvida é:Posso seguir essas calibragens sugeridas no manual, ou tem alguma outra melhor ?

Obrigado!

MensagemEnviado: 18 Mai 2017, 17:15 

Cidade onde mora: Brasília DF
Sim.
É o que foi projetado, acima do valor é achismo

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

MensagemEnviado: 19 Mai 2017, 08:49 

Cidade onde mora: guarulhos/Sp
Calibragem, depende do terreno, do pneu, temperatura ambiente e temperatura da pista.
Não da p seguir a mesma calibragem em todas as condições, não existe uma formula mágica que vai resolver p tudo, em locais mais quentes vc pode colocar uma calibragem menor, que vai bem, em locais mais frios tem que subir para ter o mesmo desempenho, a recomendação do manual é uma média, mesmo nos lugares mais quentes quando dilatar bastante o pneu mantém aderência, mas se cair a temperatura tem desgaste prematuro dos pneus.

ex: Em SP eu usava o recomendado que tem na balança da minha moto, 22/22 sozinho, 22/25 com garupa, o pneu traseiro foi embora com uns 20k rodado, fui subindo aos poucos e sentindo a diferença na moto, cheguei ao ponto de usar 25/28 com garupa quando coloco mais que isso da p sentir que a moto fica dura e escorrega mais, abaixo fica bem macia, mas não passa a sensação de mais aderência... resumo a moto segue colada no chão, mas o pneu traseiro ja está com 30k rodado e ainda roda mais... na calibragem anterior o dianteiro durou 30k, agora está com mais de 20 e ainda está com cara de novo...

Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas