Página 1 de 23

Ténéré 660 x XT 660 R x BMW 650 Sertão

Enviado: 12 Jun 2012, 14:45
por Kakko
Vejam os testes comparativos entre XT660R x Tenere660 x BMW Sertão , nas revistas Duas Rodas e Moto :thumbup:

Hoje fui até uma cc e não havia nenhuma Ténéré XT660Z. Perguntei sobre a Ténéré 660 e a vendedora me informou que é sob encomenda..... :? engraçado...há algumas semanas não havia pois o que chegava era vendida...e hoje apenas sob encomenda ??? sempre enganando o cliente....
A Yamaha deu um tiro no pé mesmo......demora pra lançar o modelo... permite a concorrência interna (R x Z), derrubando as vendas da Z ( tbm ...é 6000 $$$ mais barata )....e isso sem contar com a concorrência externa que é forte.....vai entender esse pessoal de vendas.....ou pelo menos aqui no nosso país.

Confesso...já estive quase comprando um 660 Z....mas fico preocupado com a possibilidades de descontinuidade da mesma.....ou até da R....daqui a pouco vou pra concorrência que tbm tem coisa muito boa. :joinha:

Re: Ténéré 660 x XT 660 R

Enviado: 12 Jun 2012, 15:38
por Rafael Martins
Kakko,

Yamala Brazil é um outro departamento dentro da Yamaha mundial.

Lá fora, são vendidas as XT660R, XT660X(motard) e XT660Z(Teneré).

Desde 2008 a Z está sendo vendida com as irmãs, e só por manter o mesmo motor não há concorrência entre elas.

O preço praticado aqui pela Z é absurdo mesmo, porém justifica qdo comparamos com a R. Se formos comprar tudo que a Z tem para colocar na R e deixá-la mais apta a longas viagens verá que vale a pena.

Porém, o preço está alto por causa do mercado em geral, justifica uma CBR250 a 17.000?

Como o crédito está farto, as concessionárias estão nadando de braçada!

A XT660R está no mercado desde 2005 se não me engano, e a Z desde 2008. Isso tranquiliza na hora de pensar que a Yamaha irá tirar do mercado. Pode até tirar do mercado nacional, mas o setor de peças vai sempre existir. E outra, com vendas baixas da Z, a tendência é abaixar, ainda mais com a concorrência da G650GS e da Sertões!

Re: Ténéré 660 x XT 660 R

Enviado: 12 Jun 2012, 17:23
por Fender
Aqui em Bauru até hj não vi nenhuma rodando.
G650GS já via várias, Versys também, DL-650 muitas, XT660R algumas, mas a tal de Teneré 660...

Re: Ténéré 660 x XT 660 R x BMW 650 Sertão

Enviado: 15 Jun 2012, 16:22
por Kakko
Na revista da reportagem da Sertão , as vendas estão mais para Transalp, Vstrom 650, e 660R praticamente junto com a BMW650

Re: Ténéré 660 x XT 660 R x BMW 650 Sertão

Enviado: 15 Jun 2012, 19:35
por ghamauricio
Hoje vi uma Ténéré 660 parada aqui perto, quando voltava pra casa.

Eu penso seriamente que se tivesse a grana agora, estaria numa dúvida cruel entre a 650 Sertão e a V-Strom. Eu sei, dois nichos diametralmente opostos, mas na minha opinião, são os melhores negócios disponíveis. O fator devisivo seria analisar a manutenção de cada uma das duas e pôr na balança. Se o custo pra manter for igual ou muito semelhante, a BMW ganha.

O que não entendo é como a Transalp está vendendo tanto... Acho que é o preço, a mais baratinha.

Mas fazer o que, "Honda é Honda" né...

Re: Ténéré 660 x XT 660 R x BMW 650 Sertão

Enviado: 19 Jun 2012, 12:42
por msfazer
Eu não compraria a Yamaha nem a pau! Acho espartanas demais se comparadas as DL650 ou G650GS.

Porém, entre a Yamaha e a BMW, eu iria de Yamaha. Essa 650 da BMW dá muito problema, tô pra ver coisa igual. Até a Transfalcon eu acho melhor pedida em relação à G650GS.

Acho que a melhor opção é a DL650.

Abs!

Re: Ténéré 660 x XT 660 R x BMW 650 Sertão

Enviado: 19 Jun 2012, 18:28
por ghamauricio
Tem certeza msfazer?! Nunca ouvi reclamações da G650 GS...

Só casos isolados!

Abraço!

Re: Ténéré 660 x XT 660 R x BMW 650 Sertão

Enviado: 19 Jun 2012, 23:31
por kablack
Estou estudando justamente este seguimento... Não apenas Té 660 x XT 660 R x G650GS Sertão... Vou expandir um pouco, Ok?

Antes de qualquer coisa temos nos grandes centros um agravante no preço do seguro que "mata" certos modelos...

Té250:
Custo da moto: Ótimo;
Custo de manutenção: Ótimo;
Consumo: Ótimo
Seguro: Ótimo (R$ 1.100,00 no meu perfil. Na Lead são R$ 1.200,00 :shock: )
Moto muito equilibrada, só vendi a minha porque engarupado na estrada com minha esposa que mede 1,80 ficava bem ruim para ela. Logo, para viagens a moto não me serviria.

XRE:
Custo da moto: Ótimo;
Custo de manutenção: Ruim, as concessionárias desmontam o cabeçote a cada 4.000 km por causa do vazamento;
Consumo: Ótimo;
Seguro: Mata a moto. R$ 4.000,00 para o meu perfil.
A moto é boa, tem opção de ABS que é show, mas o seguro mata. Tem também a questão do vazamento de óleo do cabeçote, que, juntamente com o seguro me fez desistir dela na época. Não me arrependo de ter ido para a Té250, hoje acho que a Yamaha entrega mais na Té250 que a Honda na XRE 300. Mas isso é assunto de outro tópico...

XT660R
Custo da moto: Muito bom, para o mercado brasileiro, vale sim R$ 26.500,00;
Custo de manutenção: Na média das 600, acho caro mas é o mercado;
Consumo: Na média das 600;
Seguro: Mata a moto. R$ 3.500,00 para o meu perfil.
Não gosto da moto. Acho o Trail dela muito curto, a relação muito curta, a embreagem dura e o banco muito estreito. Sei que é tudo que o pessoal que anda no Off-Road gosta, mas está bem longe do que quero para mim. A moto é procurada em SP e RJ por assaltantes de banco e outros criminosos violentos para "dar pinote". Sei de histórias de Policiais Militares que pediram para mudar de batalhão para andar em outro modelo. Conheço algumas pessoas que tem a máquina e não tem paz no trânsito... Péssima escolha para os grandes centros em virtude da violência. Ao lado da Hornet é a moto mais "pedida" pela bandidagem.

XT 660 Z Ténéré
Custo da moto: Inaceitável. Por menos é possível comprar a BMW e a Honda Transalp, uma com ABS e aquecedor e a outra bicilíndrica. Mas este não é o problema da moto!!!
Custo de manutenção: Muito semelhante ao da XT660R, ou seja, na média;
Consumo: Nem é tão bom, mas o tanque grande dá autonomia, o que é bem interessante.
Seguro: Mata a moto. Depois de pesquisar por 3 semanas cheguei a R$ 4.800,00 para o meu perfil, renovando minha apólice da Té250, um absurdo. Impagável.

Era a minha opção natural, sair da Té250 e ir para a Té660, mas tinha um seguro no meio do caminho...

Acho ela uma opção interessante por causa do porte da moto, muito mais legal que a G650GS e a Transalp, mesmo entregando menos por um preço maior.

Sei lá gostei da moto, mas o seguro matou. Uma pena. Contingências (mais uma!!) de viver num grande centro. Se eu morasse no interior já teria comprado.

Tentei todas as companhias de seguro e nenhuma abaixo de R$ 4.800,00, até alguns rastreadores negam a moto!!!

Fiz de tudo para comprar a moto mas não deu!! Seguro para otário eu não pago!!! Uma pena, era minha primeira opção.

BMW G650GS
Custo da moto: Ótimo, é a que mais entrega pelo preço cobrado, menor taxa de juros do país para motos;
Custo de manutenção: Ótimo, tabelado pela BMW, menor do segmento, sem susto;
Consumo: Ótimo, melhor do segmento.
Seguro: Excelente. Mais barato que o da Té250.

A moto é boa sim, refrigeração líquida, ABS, aquecedor de manopla, confortável, ideal para a minha altura.

O único problema recorrente tem sido na bateria que não é selada e vaza o líquido. É só trocar por uma selada... No big deal!!

Ganha das rivais em preço da moto, valor de financiamento, preço do seguro, qualidade, marca, pneus sem câmara, ABS de série, entre várias outras coisas.

Ao contrário do que dizem o motor made in china (preto) é excelente, está dando menos problema que os montados na Áustria (cor cinza).

Sem dúvida, o melhor negócio da categoria. É só pesquisar um pouco que acabamos nela.

Porque não comprei?

Não sei explicar. Não gostei da "cara" da moto. Mas conheço suas quailidades.

G650GS Sertão
Tudo igual, só é uma série especial com suspensão dianteira e grafismos diferentes...

Suzuki DL650 VStrom
Não vou me estender.
Produto obsoleto, já lançaram a nova lá fora, as daqui são "saldo de balanço" a preço de lançamento.
Seguro Caro
Produto nota 10, Boa de estrada.
Assistência técnica J. Toledo mata qualquer moto da Suzuki no Brasil.
Já tive Suzuki (2 na verdade).
Já sofri na mão do cara (J.Toledo). Não recomendo para ninguém.

Kawasaki Versys
Moto boa.
Manutenção a preço de ouro e difícil fora dos grandes centros.
Seguro Inviável.

Honda Transalp
Custo da moto: Ótimo, realocaram esta semana, não esqueçam que é um bicilindrica de quase 700cc.
Custo de manutenção: Ótimo e fácil, afinal e Honda, em cada esquina uma Concessionária;
Consumo: Não sei :mrgreen:
Seguro: Ótimo, nem parece Honda, pouca coisa a mais que a Té250, gostei dos orçamentos que recebi.

Sinceramente não entendo qual é a bronca (despeito??) com a moto. Faz sucesso na europa a anos, modelo consagrado.

Ouvi dizer que ela é muito pesada 219kg x 206 kg da Té 660 :!: :?: Que a "marmita" (catalizador) está num lugar muito frágil:?: Igual a várias outras motos... Que a embreagem é dura :?: Fui na loja só para me certificar.... Que nada... Que é Falcon marombada, BigCG, que não tem na rua porque está encalhada... etc... etc... etc... Dá um tempo... Será que europeu é burro e brazuca esperto? Hum...

Eu, particularmente, gostei, e muito, da moto estou avaliando como segunda opção com muito carinho.

Prós: Seguro viável, ABS, Honda (Assistência técnica facilitada e revenda), altura (tenho só 1,70), conforto (minha esposa gostou), perfil dos proprietários (só vi Tiozão com ela até agora). Em resumo, tem tudo que eu quero numa moto num preço que posso pagar facilmente.

Contra: Maledicência aqui no clube... :mrgreen:

Porque não fechei com a Honda ainda? Porque existe a...

BMW F800GS (Sei que é outro segmento...)
Custo da moto: Bica!!! R$ 43.000,00;
Custo de manutenção: Suportável, manutenção carinha mas tabelada.
Consumo: Ótimo, para uma 800, cheguei a fazer 28 km/l com a de um amigo na Rod Castelo Branco. A média real é 22 a 25 km/l.
Seguro: Excelente. Mais barato que o da Té250.

Loucuras de Brasil, mas o custo dela, virtualmente, é o mesmo da Té660. Vejam:

:arrow: Té660: Entrada de R$ 15.000,00, financiamento de 48 x de R$ 450,00 + Seguro de 10x de R$ 480,00 anuais = cerca de R$ 930,00/mês.

:arrow: F800GS: Entrada de R$ 15.000,00, financiamento de 48 x de 850,00 + seguro de 10x R$ 150,00 anuais = cerca de R$ 1.000,00/mês.

A moto é meu sonho de consumo e estou em intensas (e as vezes nada amistosas) negociações internas aqui na "firma" para fazer o "investimento".

... A outra opção é ficar só com a Lead... :D O futuro a Deus pertence... :D

Abraços

Re: Ténéré 660 x XT 660 R x BMW 650 Sertão

Enviado: 19 Jun 2012, 23:55
por alexandrepalhynha
to num dilema parecido, mas entre a g650gs e a dl650. a transalp ainda nao me convenceu, sei la pq.
agora, so variando um tiquinho, vi na mesma loja da g650ga que tinha uma rt1150 bicilindrica boxer, mais velha, 10 anos de uso, mas que moto interessante. o ronco é algo indescritivel. compraria mas nao como unica moto.

ainda nao decidi entre a gs e a dl. ambas me parecem manutenção dificil, mas as vezes tenho medo da jtoledo.

Re: Ténéré 660 x XT 660 R x BMW 650 Sertão

Enviado: 20 Jun 2012, 00:02
por kablack
Suzuki é Zica.

Pergunte para quem tem e usa. (Não adianta perguntar para quem tem e deixa na garagem...)

Abraço