Lançamento da yamaha - Fazer 250 Flex

Poste aqui sobre os demais modelos da Yamaha.
alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Lançamento da yamaha - Fazer 250 Flex

Mensagem por alexandrepalhynha » 23 Jun 2012, 00:02

o processo era simples.... ja rebaixei cabeçote de mobylete usando lixa e braço.... ao faze-lo se aumenta a taxa de compressão, cavalaria, e tambem caloria! fiz uma mobi que andou a primeira volta em interlagos na frente de todo mundo, abriu e andou muito na frente, mas na segunda volta torrou ate o pistão ahhhahaha
o volume praticamente não muda. são milimetros que se retira na altura. uma troca de junta por uma mais fina as vezes já dá efeito, em motor 4T tem que lembrar sempre da regulagem das valvulas, para nao bater no pistao.

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Lançamento da yamaha - Fazer 250 Flex

Mensagem por ghamauricio » 23 Jun 2012, 10:35

Ainda não entendi se você aumenta o volume do cilindro ou se diminui...

Ontem estava falando com um amigo e ele disse que viu algum pica da área falando que pra um carro comum, não adianta NADA colocar gasolina Podium - coisa que eu já sabia.
Então ao explicá-lo o motivo (taxa de compressão, auto detonação precoce etc), ele comentou: "Meu carro faz isso!", e então ele me disse que o carro dele é Flex, e quando ele bota só gasolina, "bate pino" e bebe muito.

Se não me engano, um Gol 1.0 Flex que faz 10km/L só na gasolina.

Solução: misturar gasolina com álcool, numa proporção de cerca de 5 de gasolina pra 1 de álcool.

O carro parou de bater pino e passou a render mais, uns 12km/L se não me engano. É a melhor combinação que ele achou. Ou seja: você usa a gasolina porque rende mais, mas bota um pouco de álcool pra gasolina resistir melhor à compressão. Talvez esta seja a melhor solução pros motores Flex.


Abraço!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Lançamento da yamaha - Fazer 250 Flex

Mensagem por Kakko » 24 Jun 2012, 21:54

Na verdade não são milímetros que voce rebaixa. É na casa de "décimos" !!

No caso o motor que eu aprendi era um DKW 2 tempos de 3 cilindros e 981 cm³ que era do meu pai.

1º Retirar cabeçote.
2º Colocar o pistão no PMI ( ponto morto inferior )e medir volume do cilindro ( área x curso )
3º Medir volume da câmara de combustão. ( com o cabeçote montado, colocar o pistão no PMS - ponto morto superior, e colocar óleo medindo o volume com um copo graduado + seringa de injeção, até o primeiro filete de rosca da vela. ).
4º (somar o volume do cilindro + volume da câmara )e dividir pelo volume da câmara.
5º O resultado é a taxa de compressão.

Quando voce diminui o volume da câmara ( rebaixando ou colocando uma junta do cabeçote mais fina ) o valor da taxa aumenta. :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Lançamento da yamaha - Fazer 250 Flex

Mensagem por ghamauricio » 24 Jun 2012, 22:49

Aaaahn então você DIMINUI o volume da câmara? E a eficiência melhora? Mágico isso, intuitivamente eu diria que você ganha mais potência/eficiência AUMENTANDO o volume da câmara, pra caber mais gasolina dentro!

Abraço!

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Lançamento da yamaha - Fazer 250 Flex

Mensagem por alexandrepalhynha » 24 Jun 2012, 23:14

ghamauricio, sao conceitos diferentes. volume da camara X qtd cilindros = cilindrada do motor. e quanto maior, mais força voce tem (ai tem varios outros fatores tbm).
taxa de compressao tbm dá força, porem vai requerer um combustivel com mais octanas, senao vai dar pre detonação e "bater pino". este é o exemplo do gol citado, tem taxa maior e ai a gasolina comum quase nao atende, e a injeção fica controlando a mistura e mexendo no ponto pra compensar, ate que nao consegue e o motor bate.
a potencia tbm depende do curso x diametro do pistao. e tbm vai variar conforme o material do pistao, por ex. nossos motores usam pistao de aluminio, mais leve, entao a massa que joga pra cima e pra baixo é menor e fica mais agil.
posição de valvulas, qtd destas, tamanho, tempo de abertura, ponto de ignição, volume de injeção....
dá um bom livro isso ai. que eu mesmo gostaria de ler!

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Lançamento da yamaha - Fazer 250 Flex

Mensagem por barraforte » 25 Jun 2012, 01:01

Kakko escreveu:Na verdade não são milímetros que voce rebaixa. É na casa de "décimos" !!

No caso o motor que eu aprendi era um DKW 2 tempos de 3 cilindros e 981 cm³ que era do meu pai.

1º Retirar cabeçote.
2º Colocar o pistão no PMI ( ponto morto inferior )e medir volume do cilindro ( área x curso )
3º Medir volume da câmara de combustão. ( com o cabeçote montado, colocar o pistão no PMS - ponto morto superior, e colocar óleo medindo o volume com um copo graduado + seringa de injeção, até o primeiro filete de rosca da vela. ).
4º (somar o volume do cilindro + volume da câmara )e dividir pelo volume da câmara.
5º O resultado é a taxa de compressão.

Quando voce diminui o volume da câmara ( rebaixando ou colocando uma junta do cabeçote mais fina ) o valor da taxa aumenta. :joinha:
Poxa @Kakko! Agora sim... Idéia das antigas! Nada como passar a semana limando os tubos de admissão, prometendo pro pai que o carro iria se tornar o mais econômico da praça ("Sim pai, sou melhor que os engenheiros do DKW!!!").

Quando o álcool se tornou moda a alguns vários anos atrás, todos correram atrás dos movidos a álcool. Acorder 1h mais cedo pra conseguir fazer o carro pegar e etc. Mas quando o álcool passou a não compensar, vendiam uns kit's para aumentar o cabeçote e poder rodar com gasolina.

Acho bacana a idéia de uma Faser flex, mas como já disseram, tantas coisas que poderiam aprimorar...

ABS!
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Emanuel Freitas
Visitante
Visitante

Re: Lançamento da yamaha - Fazer 250 Flex

Mensagem por Emanuel Freitas » 29 Jun 2012, 22:00

http://motoblognatal.blogspot.com.br/20 ... -flex.html" onclick="window.open(this.href);return false;


Num disse que era vero :shock:

Emanuel Freitas
Visitante
Visitante

Re: Lançamento da yamaha - Fazer 250 Flex

Mensagem por Emanuel Freitas » 29 Jun 2012, 22:06

O sistema bicombustível da Yamaha, que tem o nome “Blue Flex“, fará com que a Fazer 250 possa rodar com álcool etanol, gasolina, ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sendo assim, não será necessário ter um pouco de gasolina no tanque para facilitar as partidas a frio, como acontece no sistema eFlex da Honda.
A principio serão lançadas apenas duas cores preta e prata, o valor cobrado fica igual ao modelo atual, sendo que na verdade utilizaram o modelo 2012 e colocaram o sistema flex, fica dúvida se a yamaha vai tirar o modelo sem flex e deixar somente o flex, se for deixar somente o flex e manter apenas essas duas cores ai vai ser um acerto da yamaha e um erro.
Já prevejo que daqui a pouco vai haver hondeiros dizendo que a Yamaha é lenta mesmo só agora fazendo um modelo flex sendo que a Honda já tem um aplicado nas motos. Não me tornando Yamahento mas pelo menos a Yamaha traz consigo mais um título, a primeira moto de baixa cilindrada a ter injeção eletrônica(fazer 250) enquanto a grande Honda tinha a twister carburada, e agora a primeira moto acima de 150cc a ter o sistema flex, sendo que a Honda apenas possui em motos de 150cc, e ela não achou viável adicionar isto aos motores de 300cc. Já li muitos dizendo que a Yamaha só copia usa o sistema de outros não é que nem a Honda que desenvolveu o própio sistema flex. Se for assim então só Honda presta, pois por exemplo a Suzuki usa ABS da Bosch, isso não quer dizer que não sabem fazer, quer dizer que existem no mercado produtos excelentes que sai mais barato compor a moto com eles do que todo o tempo e desenvolvimento e adequação para o sistema próprio.
Bom agora que ja coloquei toda a minha indignação para fora vejam as poucas imagens que possui na internet.

Avatar do usuário
Eduardo Prado
Novato+
Novato+
Mensagens: 42
Registrado em: 04 Out 2011, 10:51
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Lançamento da yamaha - Fazer 250 Flex

Mensagem por Eduardo Prado » 02 Jul 2012, 15:23

Que bela duma Mer*a dona yamaha :batecabeca:
Ex: CG Titan 125 2000 - Minha motinha ruim e feia
Atual: Fan 150 ESDI 2012 - Motinha bonita e boa \o/
Futura: XRE 300 & V-Strom 650

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Lançamento da yamaha - Fazer 250 Flex

Mensagem por diegonunes » 02 Jul 2012, 15:51

Não vejo problema nenhum em abarcar sistema de terceiros. Desde que o mundo é mundo e as motos tem rodas, usasse por exemplo, carburadores Keihin. Trata-se de carburadores customizáveis, adaptáveis, são tão bons que as montadores não precisam desenvolver um sistema próprio de carburação.

Tem gente que considera a Yamaha lenta, eu prefiro classificar como conservadora em alguns momentos. Sou muito a favor das políticas que a Yamaha aplica em seus modelos, que ao contrário da Honda, costuma testar seus produtos de maneira realmente verdadeira antes de jogar na mão do consumidor.

Tem gente que apedreja a marca sem saber muito do que fala. Eu tenho moto Honda por n motivos, mas meu apreço maior cai sobre a Yamaha, também por n fatores. No entanto, a Honda não tem seu mérito à toa, é no mínimo burrice dizer que a Honda não presta, igualmente pro hondeiro que diz que Yamaha é um lixo, os dois estão sendo idiotas.

Emanuel, só um adendo a seu post. A primeira moto flex do mundo foi fabricada pela Honda, modelo Titan Mix. Quanto a recomendação de usar 20% de gasolina, isso serve para regiões frias. Não é deficiência da injeção, é uma característica do álcool, pois ele tem uma deficiência muito grande vaporização de 14° pra baixo. Imagine dar partida em veículo mono cilíndrico a álcool no frio, é muito complicado. Os carros, com quatro cilindros, onda toda a inércia do conjunto ajuda, por vezes não pega tão facilmente, imagine. É por isso que carros flex usam reservatório de partida a frio.

Você deve ter visto em algum blog dizer que o sistema Blue Flex da Yamaha não necessidade de ajuda para partida a frio. Vamos aguardar o lançamento.

Particularmente, não sou adepto da tecnologia flex.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Responder