Lançamento da yamaha - Fazer 250 Flex

Poste aqui sobre os demais modelos da Yamaha.
Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Lançamento da yamaha - Fazer 250 Flex

Mensagem por diegonunes » 04 Fev 2013, 13:59

ivnn, mistura estequiométrica serve apenas como referência, não existe UMA mistura ideal para motores a combustão e até onde sei, a grande maioria dos motores trabalham com mistura ligeiramente rica. Existem margens programadas tanto de máximo como de mínima nos mapas de injeção da unidade, e se não houvesse variação da proporção da mistura e do tempo de ignição, nossos motores eram uma bosta. Imagine num momento de retomada (ângulo de abertura da borboleta e carga no motor), se não houvesse aumento do tempo de injeção e ignição...

Isso que eu falei é perfeitamente entendível porque a relação estequiométrica para gasolina é de 14,7:1 e da gasolina + 20% de álcool é de 12,5:1, somente algumas motos esportivas tem taxa de compressão superior a 12:1.

A relação entre carga e rotação no motor é quem vai definir a proporção da mistura, no formato de tempo de injeção, bem como o tempo de ignição.

O sensor de detonação tem o único intuito de captar as vibrações do motor com relação a detonação, nos tempos de hoje, só serve pra corrigir o tempo de ignição por adiantamento excessivo de ponto pra determinado combustível.

Temperatura hoje é um fator muito mais fácil de controlar, graças aos sistemas de arrefecimento líquido bem competentes de hoje.

Entendo perfeitamente sua colocação e é correta, mas não é viável. Trazer um ligeiro ganho de potência nesse motor e condenar sua durabilidade seria um crime. Somente o sensor de detonação não traria um ganho expressivo e compensador.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Lançamento da yamaha - Fazer 250 Flex

Mensagem por alexandrepalhynha » 04 Fev 2013, 14:37

Diego a relação estequiometrica perfeita para alcool é 14:1 e da gasolina 9:1.
por acaso estou estudando a colocação de uma injeção no meu jipe Niva, e to lendo algumas materias sobre controle. essa relação de 12,5:1 pra mistura nao está alta?

abcs

Responder