Página 2 de 2

Re: SUPER TENERE 900 ?

Enviado: 06 Set 2011, 18:47
por caruso
ghamauricio,

segue um link falando sobre os perigos do Rally Dakar e também dos Sertões.
http://www.jalopnik.com.br/conteudo/a-l ... o-em-ralis" onclick="window.open(this.href);return false;

Trecho que merece destaque:
"Desde 1979, o Dakar teve quinze fatalidades entre as motos. Considerando as 31 edições até hoje, a média chega a quase uma morte a cada duas corridas..."

Com relação à largura/tamanho dos pneus dianteiro a resposta é +ou- essa:
1º- O aro é de 21" pois com diâmetro maior fica mais fácil subir/descer obstáculos. Quanto maior a roda, maior o obstáculo que consiguirá ultrapassar.
2º- Com relação à largura, não pode ser muito largo pois o pneu deve "traçar um trilha" pelo terreno onde a moto passa dando aderencia lateral para que se possa fazer curvas ou manter uma linha reta. Um pneu mais largo vai "planar" por cima de pisos arenosos, lama ou alagados piorando a aderencia em curvas ou retas.

Obs: Helano, desculpa aí, sei que está totalmente :offtopic: , mas TenereClub também é cultura, né rsrsrs... Se quiser pode reposicionar os posts OFF, rsrsrs...

Abraços.

Re: SUPER TENERE 900 ?

Enviado: 06 Set 2011, 21:03
por Jonathan
Muito bom, caruso!
Sobre o aro ser grande eu já sabia, pois quanto maior a roda, menor se torna o obstáculo para ela.
Já sobre a largura dos pneus eu tinha uma grande curiosidade.

Re: SUPER TENERE 900 ?

Enviado: 07 Set 2011, 12:34
por ghamauricio
Pô Caruso muito obrigado por esclarecer estas dúvidas! Muito interessante esta do pneu mais fino, eu acreditava que se o pneu fosse muito fino você afundaria na areia ou lama, e achava que aumentando a área de contato com a areia você diminuia a pressão.

As vantagens do pneu maior eu entendo, mas quais são as desvantagens dele? Por que as big trails de 1200cc não usam aro 21", mas sim 19"? Por que motos street usam aro 17"? Por quê scooters usam aros ainda menores?

P.S.: Helano também entendo que estamos fugindo do assunto, mas acredito que este é um assunto muito interessante que faltava no fórum. Talvez seja mesmo melhor redirecionar os posts off topic para um tópico novo, mas acho extremamente válido termos um tópico explicando as diferenças entre os tipos de motos e suas aplicações.

Abraço!

Re: SUPER TENERE 900 ?

Enviado: 07 Set 2011, 16:43
por caruso
Bom, quanto maior a roda, maior o efeito giroscópico. Quanto maior o efeito giroscópico, mais pesada fica a direção da moto. Por isso as moto street tem rodas de 17" (algumas motos chegaram a sair de fábrica com aro 16 na frente, ex. CBX750F de 1986 - Magia Negra), diminuindo esse efeito.
Com relação as Big Trails eu imagino, que como essas não são feitas para enfrentar tilhas mais pesadas e sim longas viagens, as fábricas acharam um "meio termo", diminuindo o efeito giroscópico da 21", sem ficar com uma roda muito ruim de se andar na em estradas de terra, como a 17".
Com relação as Scooters, feitos para transito intenso de grandes cidades, eu acho que as rodas pequenininhas são para praticamente anular o efeito e aumentar o espaço para passageiros.

Re: SUPER TENERE 900 ?

Enviado: 07 Set 2011, 19:38
por ghamauricio
Mais uma vez, excelente explicação Caruso. Muito obrigado!

Re: SUPER TENERE 900 ?

Enviado: 31 Out 2011, 00:35
por Eduardo Prado
Eles tinham é que fazer uma T400, seria demais!

Re: SUPER TENERE 900 ?

Enviado: 31 Out 2011, 22:07
por Vinicius Brandão
Nossa!!! :o Isto aqui é puro show de cultura. :thumbup: :palmas: :joinha:

Re: SUPER TENERE 900 ?

Enviado: 02 Nov 2011, 07:39
por Helano
Eduardo Prado

Por favor, não esqueça de colocar a informação sobre a sua localidade no seu perfil de usuário.

Abraço,

Helano

Re: SUPER TENERE 900 ?

Enviado: 21 Nov 2011, 03:55
por Jader
Show a 900 heim mas será que é verdade??
33L o tamque?? Carai, é gasolina pra andar e dinhero pra pagar vixxxx kkkkkk
Robusta ela heim? parece ser mais troncada que a 1200 ou é impressão??

Não acho que isso seja provavel, Até pq nao teria necessidade de uma 900 acho eu...
Vlw

Re: SUPER TENERE 900 ?

Enviado: 23 Jan 2012, 01:49
por Fender
Essa moto seria interessante, inclusive usando o motor da TDM 900 que por sinal é muito econômico e anda bem.
A Yamaha tem tudo para desenvolver essa moto e seria um show, mas vai saber o que passa pela cabeça daqueles japas.