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MensagemEnviado: 06 Set 2011, 18:47 
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Registrado em: 26 Jan 2011, 17:32
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ghamauricio,

segue um link falando sobre os perigos do Rally Dakar e também dos Sertões.
http://www.jalopnik.com.br/conteudo/a-l ... o-em-ralis

Trecho que merece destaque:
"Desde 1979, o Dakar teve quinze fatalidades entre as motos. Considerando as 31 edições até hoje, a média chega a quase uma morte a cada duas corridas..."

Com relação à largura/tamanho dos pneus dianteiro a resposta é +ou- essa:
1º- O aro é de 21" pois com diâmetro maior fica mais fácil subir/descer obstáculos. Quanto maior a roda, maior o obstáculo que consiguirá ultrapassar.
2º- Com relação à largura, não pode ser muito largo pois o pneu deve "traçar um trilha" pelo terreno onde a moto passa dando aderencia lateral para que se possa fazer curvas ou manter uma linha reta. Um pneu mais largo vai "planar" por cima de pisos arenosos, lama ou alagados piorando a aderencia em curvas ou retas.

Obs: Helano, desculpa aí, sei que está totalmente :offtopic: , mas TenereClub também é cultura, né rsrsrs... Se quiser pode reposicionar os posts OFF, rsrsrs...

Abraços.

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Cesar Caruso
TÉNÉRÉ 250 Branca


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MensagemEnviado: 06 Set 2011, 21:03 
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Registrado em: 23 Jan 2011, 11:02
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Muito bom, caruso!
Sobre o aro ser grande eu já sabia, pois quanto maior a roda, menor se torna o obstáculo para ela.
Já sobre a largura dos pneus eu tinha uma grande curiosidade.

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2005 - Yamaha YBR 2005
2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
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2012 - Yamaha XT660R 2009
...


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MensagemEnviado: 07 Set 2011, 12:34 
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Pô Caruso muito obrigado por esclarecer estas dúvidas! Muito interessante esta do pneu mais fino, eu acreditava que se o pneu fosse muito fino você afundaria na areia ou lama, e achava que aumentando a área de contato com a areia você diminuia a pressão.

As vantagens do pneu maior eu entendo, mas quais são as desvantagens dele? Por que as big trails de 1200cc não usam aro 21", mas sim 19"? Por que motos street usam aro 17"? Por quê scooters usam aros ainda menores?

P.S.: Helano também entendo que estamos fugindo do assunto, mas acredito que este é um assunto muito interessante que faltava no fórum. Talvez seja mesmo melhor redirecionar os posts off topic para um tópico novo, mas acho extremamente válido termos um tópico explicando as diferenças entre os tipos de motos e suas aplicações.

Abraço!


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MensagemEnviado: 07 Set 2011, 16:43 
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Registrado em: 26 Jan 2011, 17:32
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Bom, quanto maior a roda, maior o efeito giroscópico. Quanto maior o efeito giroscópico, mais pesada fica a direção da moto. Por isso as moto street tem rodas de 17" (algumas motos chegaram a sair de fábrica com aro 16 na frente, ex. CBX750F de 1986 - Magia Negra), diminuindo esse efeito.
Com relação as Big Trails eu imagino, que como essas não são feitas para enfrentar tilhas mais pesadas e sim longas viagens, as fábricas acharam um "meio termo", diminuindo o efeito giroscópico da 21", sem ficar com uma roda muito ruim de se andar na em estradas de terra, como a 17".
Com relação as Scooters, feitos para transito intenso de grandes cidades, eu acho que as rodas pequenininhas são para praticamente anular o efeito e aumentar o espaço para passageiros.

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Cesar Caruso
TÉNÉRÉ 250 Branca


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MensagemEnviado: 07 Set 2011, 19:38 
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Mais uma vez, excelente explicação Caruso. Muito obrigado!


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MensagemEnviado: 30 Out 2011, 23:35 
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Eles tinham é que fazer uma T400, seria demais!

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MensagemEnviado: 31 Out 2011, 21:07 
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Nossa!!! :o Isto aqui é puro show de cultura. :thumbup: :palmas: :joinha:

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MensagemEnviado: 02 Nov 2011, 06:39 
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Eduardo Prado

Por favor, não esqueça de colocar a informação sobre a sua localidade no seu perfil de usuário.

Abraço,

Helano

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MensagemEnviado: 21 Nov 2011, 02:55 
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Show a 900 heim mas será que é verdade??
33L o tamque?? Carai, é gasolina pra andar e dinhero pra pagar vixxxx kkkkkk
Robusta ela heim? parece ser mais troncada que a 1200 ou é impressão??

Não acho que isso seja provavel, Até pq nao teria necessidade de uma 900 acho eu...
Vlw

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MensagemEnviado: 23 Jan 2012, 00:49 
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Cidade onde mora: Bauru/SP
Essa moto seria interessante, inclusive usando o motor da TDM 900 que por sinal é muito econômico e anda bem.
A Yamaha tem tudo para desenvolver essa moto e seria um show, mas vai saber o que passa pela cabeça daqueles japas.

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