Upgrade para Transalp e Elogios para a Tenere 250.

Poste aqui sobre as motocicletas da Honda.
oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Upgrade para Transalp e Elogios para a Tenere 250.

Mensagem por oscarmaxi » 12 Mai 2015, 15:19

Amigos, boa tarde.

Depois de muito pensar e analisar, resolvi comprar uma moto maior. Queria uma bicilíndrica com ABS. As que cabiam no meu orçamento eram três: NC 700, Versys 650 e Transalp 700. No final, consideradas as ofertas existentes, fiquei entre uma Versys Tourer e uma Transalp, ambas 2012.
Fiz test-ride nos dois modelos, optei pela Transalp. Motor e câmbio mais macios, paixão antiga, um visual que divide entre os que amam e os que odeiam, eu no primeiro grupo...
Não vou postar fotos, pois já existem algumas aqui no fórum, na sessão Classificados, é a que o Valmartins estava vendendo.
Ainda andei bem pouco. Fui a São Paulo buscá-la no domingo e vim pilotando até Campinas. E já andei um pouco aqui na cidade, inclusive no meio do trânsito.
Primeiras impressões:
Na estrada: viagem mais tranquila, com menos vibração, bem mais estabilidade e respostas mais imediatas nas ultrapassagens. É claro que devem existir muitas outras virtudes, depois eu posto aqui. O consumo também é bem maior... Do que tenho lido (ainda nem medi), no máximo, 20km por litro. Não forcei a mão em nenhum momento, afinal era a primeira viagem com a moto. Assim, andando a 100, 110, 120, levei o mesmo tempo que teria levado com a Tenere.
Na cidade: Neste ambiente, não tenho dúvidas: ponto para a Tenerezinha. Apesar dos 200kg da Transalp, ela tem uma boa maneabilidade. Mas os protetores de mão (antiquados...) estão na altura certinha dos retrovisores dos carros. Pedem corredores mais largos. Nas saídas o torque é muito bom, mas a leveza da Tenerezinha lhe dá mais agilidade. As arrancadas curtas, para, por exemplo, sair de um corredor, passar na frente de um carro e ir para outro corredor, é o ambiente da Tenere 250. Com relação ao aquecimento, achei até que a Transalp não esquenta tanto quanto outras que tenho ouvido falar, que chegam a "queimar as pernas", mas na Tenere, certamente, é bem menos...
Quando decidi finalmente comprar uma moto maior, foi a minha segunda investida nessa faixa de cilindrada. Já tinha tentado antes, pondo a Tenere 250 numa troca. Encontrei um bom negócio com uma Versys. Mas na hora de entregar a Tenere, amarelei... Não tive coragem de continuar com a negociação. Pela primeira vez na vida, me senti apegado emocionalmente a um veículo (acho que estou ficando velho...). Esperei mais um pouco (leia-se: economizei mais um pouco) para poder ficar com as duas.
Agora, pelo menos por enquanto, estou vendo que fiz o correto. Vou usar a Transalp para viagens mais longas e a Tenere 250 para cidade e viagenzinhas mais curtas (até 50 km). Ainda bem que eu a mantive... :animado:

Se alguém escrevesse o que eu já escrevi aqui no fórum de elogios à Tenere 250, quando eu lesse pensaria: - Que cara mais puxa-saco dessa moto! Não é isso. Essa moto é uma belezinha mesmo. Mecânica, posição de pilotagem, consumo, custo de manutenção, preço de seguro, facilidade de venda, enfim... É claro que tem seus defeitos, como o banco duro, a bolha (que eu melhorei com o defletor), o barulho do motor (isso é defeito?) e algumas outras coisinha (coisinhas mesmo, nada de muito grave), mas entre qualidades e defeitos, aquelas ganham disparado. :palmas:

Enfim, é isso. Já temos um tópico muito bom lá no início da sessão da Tenere 660, que trata muito racionalmente sobre a questão dos "UPs".
Vou dizer uma coisa: quem tem muita vontade de fazer um "up" e não consegue, mas já tem uma Tenere 250, não se sinta frustrado ou ansioso, pois já tem uma senhora moto. Curta e aproveite.

Abraços.

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Upgrade para Transalp e Elogios para a Tenere 250.

Mensagem por KANEKO » 12 Mai 2015, 16:36

Ótimo relato.

Felicidades com a nova motoca.

Avatar do usuário
tião ponha
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 245
Registrado em: 27 Set 2013, 21:02
Cidade onde mora: São Lourenço/MG
Localização: Sãol lourenço

Re: Upgrade para Transalp e Elogios para a Tenere 250.

Mensagem por tião ponha » 12 Mai 2015, 18:29

Boas curvas e muitas viagem de sucesso Parabéns pela nova moto.
ImagemTIÃO PONHÁ
sdcmg1@hotmail.com
Tenere 250 cc 2011 Preta
Por qualquer caminho para encontrar os amigos.

Marcus
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 230
Registrado em: 02 Abr 2014, 18:28
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Campo Grande

Re: Upgrade para Transalp e Elogios para a Tenere 250.

Mensagem por Marcus » 12 Mai 2015, 18:43

Pbs pela conquista. Também estou querendo upar e pretendendo uma bicilíndrica com abs(vstrom está na frente rsrs). Só que infelizmente não poderei manter as duas - Um sonho para a aposentadoria. Como trabalho de carro, a moto fica mais para pequenas saídas e viagens(meu objetivo maior). Então, preciso de conforto e força já que viajo com garupa e pretendo percorrer grandes distâncias. Mas, no urbano, não tem pra nenhuma outra. É ténérézinha e pronto!
Abraço e boa sorte.

Marcus
Atual:Boulevard 800 - 15/16; Tenere 600Z 91
ex: Vstrom 650 - 16
ex: ténéré 250 - 14

Avatar do usuário
amg_3000
Usuário
Usuário
Mensagens: 106
Registrado em: 24 Dez 2014, 18:03
Cidade onde mora: Porto Alegre RS

Re: Upgrade para Transalp e Elogios para a Tenere 250.

Mensagem por amg_3000 » 12 Mai 2015, 19:37

Tambem gosto muito da xl700v. Uma moto que tem uma bagagem tecnica e historica acima de qualquer julgamento precipitado que acaba por dividir as opiniões de forma tao extrema. Perfeita para viagens e boa para o transito. Confiavel, confortavel e muito bonita! Parabens pela compra!
tenere 250
falcon
twister
dt180

João 15:18-20 (JFA) "Se o mundo lhe odeia, lembre-se que me odiou primeiro. Se você pertencesse ao mundo, ele o amaria como a seu próprio...

Avatar do usuário
motown
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 2066
Registrado em: 19 Jul 2012, 21:44
Cidade onde mora: Valinhos/SP
Contato:

Re: Upgrade para Transalp e Elogios para a Tenere 250.

Mensagem por motown » 12 Mai 2015, 20:08

parabéns pelo UP!

bora colocar as gordas na estrada?

Abraço!
Motown
atual > Suzuki DL 650 V-Strom preta 12
ténéré 250 areia 13
xlx 350 branca 90
xlx 250 preta 84
dt 180 preta 87
xlx 250 vermelha 86
xl 250 vermelha 83
rdz 125 prata 83
cb 500 four azul 74
https://www.facebook.com/falco.fontanini" onclick="window.open(this.href);return false;

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Upgrade para Transalp e Elogios para a Tenere 250.

Mensagem por oscarmaxi » 13 Mai 2015, 09:13

Motown,

Vambora.
Mandei MP com meu nº de wz.

Abraço.

aleks
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Mai 2015, 20:23
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Upgrade para Transalp e Elogios para a Tenere 250.

Mensagem por aleks » 28 Mai 2015, 20:50

Pois é pessoal,
Eu estou nesse dilema: trocar a minha Pretinha Teneré 250, todos os elogios acima citados, inclusive só para registro meu pneu trazeiro a troca foi com 25.000 e o dianteiro 35.000, duvido que outra moto tenha uma economia como essa!, só reclamo da vibração nas mãos principalmente em velocidades acima de 100km, é por isso que estou pensando seriamente no UP, tenho 42 anos, 1,85 altura, não ando como tiozão, não tenho grandes aspirações em velocidades acima de 140 e por ai vai... por isso versus está eliminada. quero conforto, economia, bom torque.
Utilizo a moto todos os dias em média de 80 km (ida e volta), trecho rodoviário 90%, gostaria da opinião de vocês: Vtrom650 linda sonho antigo mas "beberrona/manutenção cara! (mito ou verdade?)" ou NC750x econômica porem sem um apelo visual, mais baixa, talvez com índice maior de roubo?, certamente uma escolha racional por economia.
Seria legal poder contar com a participação de vocês!
Abraço a todos!
DT180>TDR180>XR200>Tenere250> Vstrom650 2015

Avatar do usuário
motown
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 2066
Registrado em: 19 Jul 2012, 21:44
Cidade onde mora: Valinhos/SP
Contato:

Re: Upgrade para Transalp e Elogios para a Tenere 250.

Mensagem por motown » 28 Mai 2015, 21:17

V-Strom 650 beberrona ? minha faz de 20 a 23 km/l...
Manutenção cara? Que manutenção? 15mil km so troquei óleo e filtro...
Motown
atual > Suzuki DL 650 V-Strom preta 12
ténéré 250 areia 13
xlx 350 branca 90
xlx 250 preta 84
dt 180 preta 87
xlx 250 vermelha 86
xl 250 vermelha 83
rdz 125 prata 83
cb 500 four azul 74
https://www.facebook.com/falco.fontanini" onclick="window.open(this.href);return false;

aleks
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Mai 2015, 20:23
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Upgrade para Transalp e Elogios para a Tenere 250.

Mensagem por aleks » 28 Mai 2015, 21:32

motown escreveu:V-Strom 650 beberrona ? minha faz de 20 a 23 km/l...
Manutenção cara? Que manutenção? 15mil km so troquei óleo e filtro...
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Era isso que eu tinha dúvidas, 20 a 23 km em velocidade de cruzeiro ?, e qual seria essa velocidade ?, desculpe ser chato, pois estou muito curioso quantos aos detalhes dessa grande moto.
:urrruuu: , e o seguro ? eu sei que depende muito do perfil, mas você tem ídeia da média ?
Valeu pela resposta rápida, motown!
DT180>TDR180>XR200>Tenere250> Vstrom650 2015

Responder