Upgrade para Transalp e Elogios para a Tenere 250.
Enviado: 12 Mai 2015, 15:19
Amigos, boa tarde.
Depois de muito pensar e analisar, resolvi comprar uma moto maior. Queria uma bicilíndrica com ABS. As que cabiam no meu orçamento eram três: NC 700, Versys 650 e Transalp 700. No final, consideradas as ofertas existentes, fiquei entre uma Versys Tourer e uma Transalp, ambas 2012.
Fiz test-ride nos dois modelos, optei pela Transalp. Motor e câmbio mais macios, paixão antiga, um visual que divide entre os que amam e os que odeiam, eu no primeiro grupo...
Não vou postar fotos, pois já existem algumas aqui no fórum, na sessão Classificados, é a que o Valmartins estava vendendo.
Ainda andei bem pouco. Fui a São Paulo buscá-la no domingo e vim pilotando até Campinas. E já andei um pouco aqui na cidade, inclusive no meio do trânsito.
Primeiras impressões:
Na estrada: viagem mais tranquila, com menos vibração, bem mais estabilidade e respostas mais imediatas nas ultrapassagens. É claro que devem existir muitas outras virtudes, depois eu posto aqui. O consumo também é bem maior... Do que tenho lido (ainda nem medi), no máximo, 20km por litro. Não forcei a mão em nenhum momento, afinal era a primeira viagem com a moto. Assim, andando a 100, 110, 120, levei o mesmo tempo que teria levado com a Tenere.
Na cidade: Neste ambiente, não tenho dúvidas: ponto para a Tenerezinha. Apesar dos 200kg da Transalp, ela tem uma boa maneabilidade. Mas os protetores de mão (antiquados...) estão na altura certinha dos retrovisores dos carros. Pedem corredores mais largos. Nas saídas o torque é muito bom, mas a leveza da Tenerezinha lhe dá mais agilidade. As arrancadas curtas, para, por exemplo, sair de um corredor, passar na frente de um carro e ir para outro corredor, é o ambiente da Tenere 250. Com relação ao aquecimento, achei até que a Transalp não esquenta tanto quanto outras que tenho ouvido falar, que chegam a "queimar as pernas", mas na Tenere, certamente, é bem menos...
Quando decidi finalmente comprar uma moto maior, foi a minha segunda investida nessa faixa de cilindrada. Já tinha tentado antes, pondo a Tenere 250 numa troca. Encontrei um bom negócio com uma Versys. Mas na hora de entregar a Tenere, amarelei... Não tive coragem de continuar com a negociação. Pela primeira vez na vida, me senti apegado emocionalmente a um veículo (acho que estou ficando velho...). Esperei mais um pouco (leia-se: economizei mais um pouco) para poder ficar com as duas.
Agora, pelo menos por enquanto, estou vendo que fiz o correto. Vou usar a Transalp para viagens mais longas e a Tenere 250 para cidade e viagenzinhas mais curtas (até 50 km). Ainda bem que eu a mantive...
Se alguém escrevesse o que eu já escrevi aqui no fórum de elogios à Tenere 250, quando eu lesse pensaria: - Que cara mais puxa-saco dessa moto! Não é isso. Essa moto é uma belezinha mesmo. Mecânica, posição de pilotagem, consumo, custo de manutenção, preço de seguro, facilidade de venda, enfim... É claro que tem seus defeitos, como o banco duro, a bolha (que eu melhorei com o defletor), o barulho do motor (isso é defeito?) e algumas outras coisinha (coisinhas mesmo, nada de muito grave), mas entre qualidades e defeitos, aquelas ganham disparado.
Enfim, é isso. Já temos um tópico muito bom lá no início da sessão da Tenere 660, que trata muito racionalmente sobre a questão dos "UPs".
Vou dizer uma coisa: quem tem muita vontade de fazer um "up" e não consegue, mas já tem uma Tenere 250, não se sinta frustrado ou ansioso, pois já tem uma senhora moto. Curta e aproveite.
Abraços.
Depois de muito pensar e analisar, resolvi comprar uma moto maior. Queria uma bicilíndrica com ABS. As que cabiam no meu orçamento eram três: NC 700, Versys 650 e Transalp 700. No final, consideradas as ofertas existentes, fiquei entre uma Versys Tourer e uma Transalp, ambas 2012.
Fiz test-ride nos dois modelos, optei pela Transalp. Motor e câmbio mais macios, paixão antiga, um visual que divide entre os que amam e os que odeiam, eu no primeiro grupo...
Não vou postar fotos, pois já existem algumas aqui no fórum, na sessão Classificados, é a que o Valmartins estava vendendo.
Ainda andei bem pouco. Fui a São Paulo buscá-la no domingo e vim pilotando até Campinas. E já andei um pouco aqui na cidade, inclusive no meio do trânsito.
Primeiras impressões:
Na estrada: viagem mais tranquila, com menos vibração, bem mais estabilidade e respostas mais imediatas nas ultrapassagens. É claro que devem existir muitas outras virtudes, depois eu posto aqui. O consumo também é bem maior... Do que tenho lido (ainda nem medi), no máximo, 20km por litro. Não forcei a mão em nenhum momento, afinal era a primeira viagem com a moto. Assim, andando a 100, 110, 120, levei o mesmo tempo que teria levado com a Tenere.
Na cidade: Neste ambiente, não tenho dúvidas: ponto para a Tenerezinha. Apesar dos 200kg da Transalp, ela tem uma boa maneabilidade. Mas os protetores de mão (antiquados...) estão na altura certinha dos retrovisores dos carros. Pedem corredores mais largos. Nas saídas o torque é muito bom, mas a leveza da Tenerezinha lhe dá mais agilidade. As arrancadas curtas, para, por exemplo, sair de um corredor, passar na frente de um carro e ir para outro corredor, é o ambiente da Tenere 250. Com relação ao aquecimento, achei até que a Transalp não esquenta tanto quanto outras que tenho ouvido falar, que chegam a "queimar as pernas", mas na Tenere, certamente, é bem menos...
Quando decidi finalmente comprar uma moto maior, foi a minha segunda investida nessa faixa de cilindrada. Já tinha tentado antes, pondo a Tenere 250 numa troca. Encontrei um bom negócio com uma Versys. Mas na hora de entregar a Tenere, amarelei... Não tive coragem de continuar com a negociação. Pela primeira vez na vida, me senti apegado emocionalmente a um veículo (acho que estou ficando velho...). Esperei mais um pouco (leia-se: economizei mais um pouco) para poder ficar com as duas.
Agora, pelo menos por enquanto, estou vendo que fiz o correto. Vou usar a Transalp para viagens mais longas e a Tenere 250 para cidade e viagenzinhas mais curtas (até 50 km). Ainda bem que eu a mantive...
Se alguém escrevesse o que eu já escrevi aqui no fórum de elogios à Tenere 250, quando eu lesse pensaria: - Que cara mais puxa-saco dessa moto! Não é isso. Essa moto é uma belezinha mesmo. Mecânica, posição de pilotagem, consumo, custo de manutenção, preço de seguro, facilidade de venda, enfim... É claro que tem seus defeitos, como o banco duro, a bolha (que eu melhorei com o defletor), o barulho do motor (isso é defeito?) e algumas outras coisinha (coisinhas mesmo, nada de muito grave), mas entre qualidades e defeitos, aquelas ganham disparado.
Enfim, é isso. Já temos um tópico muito bom lá no início da sessão da Tenere 660, que trata muito racionalmente sobre a questão dos "UPs".
Vou dizer uma coisa: quem tem muita vontade de fazer um "up" e não consegue, mas já tem uma Tenere 250, não se sinta frustrado ou ansioso, pois já tem uma senhora moto. Curta e aproveite.
Abraços.