FALCON 2013

Poste aqui sobre as motocicletas da Honda.
Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: FALCON 2013

Mensagem por Helano » 18 Jan 2013, 10:30

Isso não quer dizer muita coisa Bruno, mesmo porque são 8 cv de diferença, ou seja estamos falando em quase 40% a mais de potência, o que é um valor bastante considerável.

Além disso, se formos falar em torque, a diferença é maior ainda, pois são 3,27kgf.m a 6.000rpm da Falcon, contra 2,10 kgf.m a 6.500 RPM da nossa tezinha. Ou seja, trata-se de 55% a mais de torque e que é entregue com menos rotação do motor. Isso em se tratando de moto faz uma diferença absurda, principalmente no trânsito em situações que precisamos de força, subidas, com garupa etc.

Agora o que eu acho engraçado mesmo é que tem uns "sem noção" que compram uma moto trail esperando o comportamento de uma super esportiva (pelo que parece) e postam essas pérolas no Youtube...

Comentários do autor do vídeo: "TA MUITO FRACA A CARBURADA ANDA MAIS...............NÃO VALE A PENA COMPRAR 20.000,00............... DA PRA COMPRAR UMA XT 660 2009 QUE É MUITO MAIS MÁQUINA."

http://www.youtube.com/watch?v=f_BZizdYOC0" onclick="window.open(this.href);return false;
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: FALCON 2013

Mensagem por tiagokxuera » 18 Jan 2013, 11:18

Pessoal,

Vai aqui minha opinião:
O relançamento da Falcon esta atrelado a duas coisas:

1) O estoque parado de peças e a fama deixada pela antiga Falcon. Uma oportunidade da Honda aproveitar isso.
2) Os constantes problemas na XRE. Não há o que falar. Inúmeros são os problemas nos cabeçotes dessas XREs. Tenho uma com 24.000Km. Até agora, fiz pastilhamento de válvulas "só" 2 vezes. Posso me considerar um sortudo. Parece que vou fazer novamente agora aos 24.000, pois a moto esta com todos os sintomas. O motor da XRE é de açúcar e dá problema. Ponto. Quem quer uma moto nessa categoria pra viagens um pouco maiores, tem que optar agora pela Té (que é a opção mais confiável), Lander ou pela nova (velha) Falcon. No meu caso, faço manutenção preventiva na XRE, mas não confio nela...

Conheço bastante gente que saiu da XRE por problemas no cabeçote. Alguns optaram pela Tézinha ou por um UP diretamente. Falcon não vi ninguém andando até agora.

:?

Abrass,
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: FALCON 2013

Mensagem por Fender » 18 Jan 2013, 12:16

Aqui em Bauru já vi duas rodando, uma vermelha e uma preta.
Acho que com a queda de preço vamos ver muitas.
Se ela ficou econômica como dizem e dessem uma boa mudada na cara da moto eu me assanharia, mas com essa cara de mais de década não dá.
Imagem

Avatar do usuário
Bruno.Ferrasso
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 303
Registrado em: 15 Jun 2012, 10:18
Cidade onde mora: Itajai-SC

Re: FALCON 2013

Mensagem por Bruno.Ferrasso » 18 Jan 2013, 12:58

Vendo o vídeo ela "basicamente" tem a mesma velocidade final da Ténéré...
Repetindo: Ela não foi feita pra isso! (concordando com o Helano).

Ainda continuo apostando na nossa Tenebrosinha, que apesar de "pequena", é muito valente. Exemplo beeem clássico disso é a excursão pelas Américas dos nossos colegas.
:thumbup:
Ex.: Honda CG 150/Honda Bros 150. Atual: Ténéré 250 AZUL !!
Futura: BMW F 800 GS LARANJA!!

Alex Benatti
Visitante
Visitante

Re: FALCON 2013

Mensagem por Alex Benatti » 18 Jan 2013, 23:03

anderson mendes escreveu:Galera a Honda anunciou nesta quinta feira (5/7) o retorno da Falcon (e provavelmente o descontinuamento da XRE)


Segue a matéria


A Honda apresentou nesta quinta-feira (5) a nova Falcon 400 2013 Injetada. A motocicleta volta a ser comercializada após 3 anos fora do mercado. O modelo recebeu uma boa atualização, sem perder a identidade e incorporando o sistema de alimentação por injeção eletrônica de combustível.



A Honda NX-4 Falcon 400 teve sua primeira versão lançada em 1999, foi uma motocicleta que tanto agradou aos consumidores que durou por 10 anos no mercado. Em 31 de Dezembro de 2008 a motocicleta foi descontinuada devido às novas exigências ambientais introduzidas pela terceira fase do PROMOT. Em sua versão 2013, a Honda NX-4 Falcon volta a ser comercializada com melhorias significativas, como seu visual mais encorpado e sua injeção eletrônica.

Imagem

A exemplo do que aconteceu com as laterais da Bros, as abas do tanque da Falcon recebeu desenho mais volumoso e com traços curvos. Outros detalhes novos encontran-se nos do retrovisores, protetores do escapamento e possivelmente no painel. Este último item pode ser igual ao painel da XRE 300.



Futuro da XRE 300

Apesar de ainda não existirem informações oficiais, uma primeira análise diria que a volta da Falcon poderia representar o fim da XRE 300, entretanto, a perspectiva atual é de que a XRE 300 continue sendo oferecida no mercado, uma vez que, apesar de disputarem o mesmo público as motocicletas possuem propostas diferentes.

......................................................................................................................................

Eu gostei mto, pelos relatos de antigos donos, parecia uma moto muito confortavel, nao tive a oportunidade de andar, para como sabemos faltava a cereja do bolo, o preenchimento dessa lacuna entre 250/300 e as 600 cc que foi deixado aos poucos por cb500/falcon 400/gs 500....motos não tão caras e com um gas a mais que todos gostariam...é isso ai..vamos falando sobre


Quando tive uma Falcon forma duas alegrias, na hora que comprei e quando me livrei dela, 'so me deu desgosto, gastona, o pistonete do carburador só dava pau, fora que a 140 km/h vibrava pra caramba, não tenho saudades, to feliz com minha Tzinha.

Abraços

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: FALCON 2013

Mensagem por kablack » 19 Jan 2013, 00:55

Sobre o segmento:

Também tenho interesse neste segmento entre as 250/300cc e as 600cc.

Sobre o preço:

R$ 16.900,00 para o mercado nacional está começando a ficar com um preço mais próximo da realidade.

Sobre a potência do motor / rendimento da moto:

Como disse o Helano, o mais importante não são os números de cv, mas sim a melhoria no torque. Este torque a mais se traduz (em tese) numa velocidade de cruzeiro mais alta. Pode-se trafegar engarupado a 120 km/h com menor esforço que a Té 250.

Por outro lado não há dúvidas que a arquitetura de cabeçote e câmara de combustão desta moto são obsoletos. O famoso RFVC (Radial Four Valves Combustion Chamber)

Imagem

O sistema foi criado nos anos de 1930. É semelhante ao sistema Hemi da Dodge/Mopar (Yeah, Its Got a Hemi!)

"The RFVC head has the valves arranged radially and none of the valves are on the same plain giving a hemispheric shape to the combustion chamber. Think of all the valve faces resting on the surface of a ball and how they all point out and away from each other.

Other four valve engines have a pent roof design where the intakes are usually on the same plain and the exhausts are on the same plain. This gives the combustion chamber a shape like a tent.

How is one better than the other.... Well... pent roof chambers have the advantage of a squish area that makes them less prone to detonation. Hemi's on the other hand have a nice even burn.

And to add to the fun the new Hemi that Dodge has is not a real Hemi any more. It is now a pent roof engine.

Hemi breakdown:

1. They were NOT invented in the US. They were in use by some europeans early as the 30's
2. Theoretically they should be the most efficient design. But due to their surface area they end up soaking up alot of the heat produced in the cylinder. heat is power
3. Tthe valves have to go somewhere, this also throws a wrench in the works. This throws of the shape and puts the valves at weird angles.
4. The classic American HEMI chamber was so big that the size of the dome ended up being inefficient. It was however better than the other american heads of the time.
5. European cars had already ditched the HEMI and moved onto the pent roof by the time it came out.
6. The modern HEMI isnt a HEMI at all. It's a pent-roof like ours.
7. The HEMI is an obsolete design no longer in use except in classic cars. So it has no relevance to us or any other discussion of modern engines.

Pentroof:

1. Provides many of the hemisphericals benefits but it allows:
-4 valves per cylinder
-More thermodynamically efficient
-Better valve angle
-Easier manufacturing
-Comparable burn efficency
-Better flow in/out of the cylinder
2. EVERYONE uses a pent roof these days.
3. The Japanese didnt invent the pent roof. Once again the Europeans were doing it long before anyone else, well before Americans even used a hemi head."

Imagem

:arrow: A maior desvantagem para o mercado brasileiro que usa Gasohol E-25 (ou até 25% de Etanol na Gasolina) é o impedimento do uso de altas taxas de compressão. O que faz o motor ficar "xôxo" com a nossa gasoroba, digo, gasolina.

Sobre a moto em si:

Vejo dois problemas sérios na Falcon, o primeiro a questão do seguro inviável por causa do índice de roubos, o segundo é a ciclística da moto que não me agrada nem um pouco. Ela tem o centro de gravidade muito alto, é muito esquisita para andar... (Outra obsolescência do modelo, as motos novas estão com o CG cada vez mais baixo, vide a BMW G650GS e a Honda NC 700 X com o tanque sob o banco.)

Em resumo: Ela parece oferecer a tão procurada velocidade de cruzeiro compatível com o conforto de uma longa viagem, mas é obsoleta e com um seguro impraticável.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: FALCON 2013

Mensagem por kablack » 19 Fev 2013, 11:14

Vi uma rodando pela primeira vez no domingo passado, em Guarujá.

O piloto era um tiozinho, cabelo branco, muito educado.

A moto já estava com bauleto Givi E-45.

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: FALCON 2013

Mensagem por Kakko » 19 Fev 2013, 13:21

Essa tbm não mexe comigo....mas eu gostaria de testar e ver o que deu esse up na "Barbie"
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
BruceD
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 482
Registrado em: 18 Jun 2012, 01:22
Cidade onde mora: Ribeirão Pires/SP

Re: FALCON 2013

Mensagem por BruceD » 19 Fev 2013, 14:02

Vi uma em Santa Cruz do Rio Pardo, pra mim é a mesma moto de 10 anos atrás...



Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: FALCON 2013

Mensagem por kablack » 20 Fev 2013, 00:04

Já estão "queimando" as 2012/2013 (encalhou?!). R$ 16.900,00 à vista anunciado pelas CCs na WebMotors.

Ou

50% de entrada (R$ 9.450,00) + 24 sem juros (R$ 421,01) no HotSite da Honda.

http://www4.honda.com.br/falcon/" onclick="window.open(this.href);return false;

Como seria o seguro do dinossauro? :risadona:

Macia eu sei que ela é!! :thumbup:

Velocidade de cruzeiro de 120 km/h ela deve manter com mais tranquilidade que a Té250 ou que a XRE 300.

O consumo não me assusta. (A Burgman 400 fazia 12,5 km/l na cidade... :o )

Ela é feia? Eu também... :mrgreen:

Obsoleta? Eu também... Nasci num mundo em tecnicolor, sem Internet, briquei de Telejogo instalado em TV preto e branco...

Em resumo... Vou cotar o seguro!!!

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Responder